O selo visa o reconhecimento de empresas que atuem pela inclusão desses cidadãos
Texto: Suellen Soares
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara analisa a criação do Selo Empresa Amiga dos Autistas e das Pessoas com TDAH. A iniciativa é do vereador Ribeiro Neto (Sem Partido) e visa o reconhecimento das empresas que adotem política interna de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Serão consideradas iniciativas como: reserva de postos de trabalho específicos; a capacitação para o exercício de funções de maior remuneração; e a promoção ou o patrocínio de eventos culturais dirigidos a esse segmento. A proposição estabelece ainda que as empresas contempladas poderão utilizar o selo em rótulos ou embalagens dos seus produtos, na divulgação de serviços ou de suas marcas, bem como em suas peças publicitárias.
“Sabemos que as pessoas com autismo ou déficit de atenção são vítimas de preconceito e muitas vezes consideradas, equivocadamente, incapazes. É sabido, atualmente, que as diferenças que essas pessoas possuem diante de pessoas ditas ‘normais’ não impedem a sua capacidade de interação e convívio social e profissional, bastando apenas as necessárias adaptações”, declarou Ribeiro.