No Brasil existem pelo menos 65 mil casos da doença que acomete principalmente mulheres
São Luís poderá ganhar o Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus isso porque tramita na comissão de justiça o projeto de lei n° 090/22, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Patriota), que busca instituir a data no calendário local.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, que pode acometer múltiplos órgãos de forma rápida ou lenta e progressiva, variando com fases de atividade e de remissão.
Além disso, por se tratar de uma condição capaz de afetar diversos sistemas do corpo, que não possui cura, segundo a proposição, caberá à Prefeitura conscientizar a população sobre os tratamentos disponíveis.
“Este Projeto de Lei ao Município de São Luís tem como objetivo adotar medidas que promovam a realização de eventos e atividades voltadas para conscientizar a população sobre a doença”, declara o autor.
Dados de 2021, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, revelam que no Brasil existem 65 mil casos de lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se que uma a cada 1.700 mulheres possui a doença. A data escolhida é 10 de maio que é também o Dia Mundial do Lúpus.