O vereador Ricardo Diniz (sem partido), através do projeto de lei 135/19, dispõe sobre o programa “Beleza sem fronteiras”, no município de São Luís.
O projeto é baseado na prestação de assistência, nas áreas de saúde e direitos humanos, para as mulheres vítimas de violência.
Segundo o parlamentar, a proposta visa dar um suporte ainda maior aos programas sociais Implantados na cidade de São Luís, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para que possam atender às mulheres vítimas de adversidades como a violência, o abandono e a vulnerabilidade, no intuito de conduzi-las a melhorar sua autoestima e qualidade de vida.
Pensando nisso é que o Setor de Atividades Especiais – Espaço Mulher (Saeem) irá promover workshops, treinamentos, palestras, rodas de conversa, trazendo como tema principal, a discussão acerca dos direitos das mulheres e de suas famílias, a visibilidade da figura feminina na decisão de políticas públicas, bem como, o debate sobre os direitos delas à saúde e a orientação dos mesmos.
Para o vereador, o apoio do profissional da área ao programa “Beleza sem fronteiras”, visa capacitar uma rede de profissionais que podem conscientizar suas clientes sobre como proceder nestes casos, pois, muitas mulheres não sabem como funciona a rede de proteção e acabam não buscando ajuda quando precisam.
“Essa iniciativa é um trabalho de resgate de uma população que está invisível nas políticas públicas. São milhares de mulheres expostas a todo tipo de violência sexual, social e moral, que precisam de um olhar diferenciado. Muitas delas, nesta situação de risco, precisam se reintegrar à sociedade para conquistarem alguma chance no mercado de trabalho, a fim de recomeçar sua vida”, argumenta Diniz.