O objetivo é facilitar atendimentos de emergência e ampliar a segurança para quem convive com a condição

Texto: Acsa Serafim
A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) propôs, na Câmara de São Luís, o Projeto de Lei nº 050/2025, que institui o uso simbólico do bracelete azul como instrumento de identificação para pessoas com diabetes no âmbito do município. A proposta foi protocolada no dia 25 de março e encaminhada para análise.
A proposta tem como objetivo melhorar o atendimento em situações de urgência e emergência, permitindo a rápida identificação visual da condição de saúde do usuário e facilitando condutas médicas adequadas. Com o bracelete, o projeto também busca evitar o uso de medicamentos contraindicados, como corticoides e antibióticos que podem agravar quadros de hipo ou hiperglicemia.
Seundo o PL, o acessório deve conter informações essenciais, como o tipo de diabetes do portador, os medicamentos utilizados e orientações básicas para atendimentos emergenciais. Apesar de ser de uso facultativo, o projeto reforça que a apresentação de documento comprobatório do diagnóstico ainda poderá ser exigida quando necessário.
A vereadora Rosana da Saúde justificou a importância da proposta com base no alarmante crescimento do número de diabéticos no Brasil e no mundo. “A identificação rápida pode salvar vidas. Essa medida visa garantir segurança, dignidade e cuidado às pessoas com diabetes e padronizar o atendimento”, destacou a parlamentar.