Iniciativa sugere a data 9 de março e inclui a realização de ações como palestras.
O Projeto de Lei n.º 222/22, da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) propõe o reconhecimento ao Grupo da Saúde Universal, que presta trabalho voluntário em hospitais, criando o Dia do Grupo da Saúde Universal (GSU). Pelo texto, a data para celebração deste grupamento seria 9 de março e inclui a realização de ações como palestras. Pautado no trabalho evangelístico da Universal, o grupo atua no amparo espiritual de pacientes, familiares e profissionais da saúde nos hospitais.
O Grupo de Saúde Universal (GSU) é formado por membros da Igreja Universal, que atuam nos hospitais de São Luís, desenvolvendo diversas atividades de forma voluntária. Nesta série de iniciativas estão ações de apoio emocional e espiritual por meio de capacitação e palestras aos pacientes, que também se estendem aos profissionais da área da saúde.
A vereadora Rosana da Saúde explica que o principal objetivo da proposta é promover a atuação destes voluntários para que consigam atender os enfermos, considerando as suas necessidades e as possibilidades do ambiente hospitalar.
“Nossa proposta foca na importância deste trabalho de orientação desenvolvido por estes voluntários, no que refere às normas e cuidados necessários em cada visita”, destaca a parlamentar.
O GSU conta, atualmente, com mais de 17 mil voluntários em todo o Brasil e realiza, em média, 59 mil visitas por mês. O trabalho já atendeu mais de cerca de 35 mil ´familiares no país.
“Entendemos que se trata de uma atuação importante, que contribui para humanizar ainda mais o ambiente hospitalar e também, contribui com os profissionais da saúde. Portanto, sabendo desta importância, finalidade e objetivos da entidade, acreditamos que nosso projeto faz um justo reconhecimento”, frisou Rosana da Saúde.
O Projeto de Lei tramita na Comissão de Justiça da Câmara Municipal.