Segundo a OMS entre 2 e 3 milhões de mortes por doenças são evitadas anualmente
Texto: Suellen Soares
Tramita nas comissões de Justiça, Assistência Social e Educação um projeto de lei da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) que visa implantar a campanha permanente de promoção da vacinação, a ser implementada nas escolas da rede pública municipal de ensino e nas escolas particulares localizadas no município de São Luís.
O PL n° 186/23, explica a autora, servirá como mecanismo de conscientização contínua de escolares, professores, pais e colaboradores sobre a necessidade e importância da vacinação em crianças e adolescentes, por meio de ações de estímulo e sensibilização. Incluindo-se a criação de estratégias de incentivo à vacinação.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde, graças às vacinas são evitadas, a cada ano, entre 2 e 3 milhões de mortes por doenças preveníveis. A Campanha visa assim, estimular a prevenção de doenças através da imunização, e promover a saúde no âmbito escolar, realizando ações de estímulo e sensibilização nas comunidades escolares para desconstruir as campanhas contra as vacinas, pois é uma questão de defesa da vida”, diz.
Ainda segundo o corpo do projeto, a Prefeitura viabilizará a divulgação dos mapas de cobertura vacinal por região, em cooperação com a Fundação Municipal de Saúde, para que realizem busca ativa de crianças com a carteira de vacinação desatualizada, formando plano de ação conjunta no processo de sensibilização, mobilização e conscientização para garantia da efetividade da cobertura vacinal.