O parlamentar abordou ainda a Frente Parlamentar que discute o Passe Livre
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Sá Marques (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão ordinária desta terça-feira (10), para fazer um apelo ao governador Carlos Brandão (PSB) para que reintegre o idioma espanhol à grade curricular de todas as escolas da rede estadual de ensino no Maranhão. “Ele já flexibilizou, em parte, a volta da língua espanhola. Porém, somente para as escolas com ensino em tempo integral e escolas militares”, disse o parlamentar.
Sá Marques enfatizou que o ensino do espanhol é essencial para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que não teve o idioma retirado das suas provas de avaliação, e para os desafios do mundo acadêmico e profissional. O vereador destacou que, embora o inglês seja exigido em âmbito nacional, o Brasil é integrante do Mercosul, onde o espanhol é predominante. Além disso, ressaltou que em cursos de pós-graduação muitos optam pelo espanhol nos exames de proficiência.
Ainda na tribuna, Sá Marques sugeriu que a frente parlamentar dedicada ao estudo e implementação do Passe Livre Estudantil, ainda em análise na Câmara de São Luís, proposta pelo vereador Marlon Botão (PSB), poderia incluir uma comissão tripartite. Essa comissão teria participação não apenas de parlamentares, mas também de representantes do Poder Executivo, como os secretários municipais de Trânsito e Transporte (SMTT), Planejamento (SEPLAN) e Fazenda (SEMFAZ), que conhecem os detalhes das finanças do Município. E sugeriu também a inclusão de representantes de entidades civis que defenderam a aplicação do Passe Livre, aprovada em plebiscito na eleição municipal de 2024.