O vereador Professor Sá Marques (PHS) aproveitou a data em que se comemora o Dia dos Professores reforçar a necessidade de maior valorização dos professores.
Sá Marques cobrou reajuste dos vencimentos dos professores da rede municipal de São Luís e o pagamento do piso nacional para os professores de 20 horas da rede estadual de ensino.
“Os professores do município estão há mais de 6 anos sem qualquer reajuste. O Maranhão não paga nem o piso em cima de 20 horas. Um reconhecimento pelo dia de hoje seria pagar o piso para os professores. Não há dignidade. Dizem que ser professor é sacerdócio. E é verdade. Ninguém consegue ser professor por mais de seis meses sem uma devoção ao que faz. Mas sacerdócio não vai ao supermercado, não paga a conta de água, sacerdócio vai para o Serasa se não pagar suas obrigações”, disse o parlamentar.
O vereador também defendeu a liberdade do profissional de educação. Ele salientou o atentado à atividade que representa um possível projeto “Escola sem partido” municipal, que coloca uma mordaça nos professores na formação do senso crítico de seus alunos.
“Muitas pessoas perguntam como sou vereador e continuo na sala de aula. Se isto é uma estratégia política. E na verdade, é porque eu não consigo ficar sem a sala de aula. Belo Horizonte aprovou ‘Escola sem partido’. E eu não quero ver a Câmara de São Luís limitar a liberdade de cátedra. Precisamos ter liberdade para fomentar o senso crítico para uma sociedade desenvolvida”.