O vereador Sá Marques usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, durante a sessão desta quarta-feira (02), para fazer duras críticas aos governos Estadual e Municipal, destacando, especificamente, a área da saúde, que, segundo o vereador, tem recebido poucos investimentos no estado.
Sá Marques citou a situação da demora por atendimentos de pacientes com câncer (CA), que, atualmente, ficam até 12 meses nas filas de espera, aguardando por uma sessão de radioterapia.
Ainda de acordo com o parlamentar, o Maranhão só possui um aparelho público de radioterapia, por sua vez, ultrapassado, fazendo com que, durantes as sessões de tratamento, áreas que circundam o tumor sejam atingidas e queimadas desnecessariamente.
O vereador também quer saber se, a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, traçaram alguma estratégia para reduzir o tempo de espera dos pacientes em tratamento oncológico. Sá Marques ressalta a importância do tratamento precoce para aumentar a sobrevida dos pacientes.
O parlamentar expôs a existência de dois aparelhos de radioterapia aguardando há mais de um ano para serem instalados, e que trariam agilidade e presteza às filas de espera dos pacientes.
“Tanto a radioterapia, como a quimioterapia, são métodos de vital importância para o combate ao CA. Porém, uma imensa parcela da população de baixa renda não tem condições de pagar por um tratamento, onde uma única sessão pode custar quatro mil reais”, disse o vereador, que prosseguiu cobrando mudanças no orçamento gasto com propaganda, em detrimento de investimentos na saúde.
“Não entendo porque o governo não reduz o orçamento em propaganda e investe em equipamentos de radioterapia. A população carente passa por uma verdadeira via-crúcis, sendo os cidadãos encaminhados a vários locais, enfrentando longas filas de espera e levando meses para o início do tratamento, por falta de investimento do Governo”, justifica Sá Marques.