Sá Marques solicita que Serviço de Verificação de
Óbitos em São Luís funcione em regime de plantão
Em pronunciamento na Câmara na manhã da última segunda-feira (21), o vereador Sá Marques (PHS), falou sobre o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
O parlamentar criticou o horário de funcionamento para atendimento ao público. Segundo denunciou o vereador, o SVO que é um prédio anexo ao IML, só funciona até às 18 horas.
“O SVO tem por finalidade periciar corpos de pessoas que aparentemente, em casa ou na rua, perderam a vida por morte natural, ou seja, o SVO é o órgão que comprova se realmente foi morte natural. O absurdo é que se porventura, alguma pessoa tem morte natural, às 18 horas ou depois deste horário, o cadáver só será analisado no outro dia, porque simplesmente não há serviço de plantão. É preciso se denunciar esta situação e mudar esta realidade”, pontuou Sá Marques.
O vereador ainda fez questão de lembrar que o IML funciona 24 horas, assim também, para o parlamentar, deveria proceder para este outro serviço, o de verificação de óbitos.
“Não bastasse o trauma de uma pessoa perder um familiar, um amigo, uma pessoa querida, ainda tem que aguardar este transtorno psíquico para o cadáver ser examinado. É de uma insensibilidade muito grande, de uma falta de respeito com a família. Lembro que este exame dura em média duas horas e meia. Isso tem gerado um desconforto muito grande a população de São Luís, e até de corpos para serem periciados, vindos de municípios do interior do estado”, alertou o vereador.
Sá Marques finalizou o pronunciamento, destacando que vai cobrar soluções por parte do governo do Estado para resolver tal problema.
Texto: Da Assessoria do Vereador