Proposição que concedeu a medalha é de autoria do vereador Raimundo Penha
Em solenidade nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de São Luís, o sambista carioca Ronaldo Alexandre Camilo, mais conhecido no cenário musical como Adão Camilo, foi condecorado com o Título de Cidadão Ludovicense.
A entrega da comenda ocorreu no Plenário Simão Estácio da Silveira, na casa legislativa. Fruto de proposta do vereador Raimundo Penha (PDT), a homenagem obteve a aprovação de todo os parlamentares.
Merecimento – Em seu discurso, o vereador Raimundo Penha destacou a homenagem prestada a Adão Camilo, destacando a sua relevante contribuição para o cenário cultural ludovicense.
“O Título de Cidadão Ludovicense é uma honraria concedida a diversas personalidades, que contribuem para a nossa cidade e que não nasceram em São Luís. O Adão Camilo é um ativista cultural, que mora aqui há 25 anos e, em uma cidade que tem o título mundial de Patrimônio Cultural da Humanidade, nada mais justo que reconhecer os nossos fazedores da cultura, que nos ajudam a manter este título. Adão é um desses contribuintes, servidor do Ministério Público Estadual e, por isso, fizemos essa homenagem”, pontuou.
A homenagem foi concedida a Adão Camilo em virtude dos seus relevantes serviços prestados à música, cultura e arte maranhenses, ao longo de sua trajetória artística. Em seu discurso, ele agradeceu à referência.
“Felicidade e honra define o que sinto hoje, recebendo este título. Ao conversar com o vereador Penha, ele justificou o sentimento de pertencimento com a cultura do Maranhão para ser digno desta honraria, e é assim que me sinto. Hoje, quero só agradecer à família de Soares Penha, minha mãe Ilka e os amigos irmãos que a música me deu. À minha mãe, Maria Bernadete, que mesmo longe fisicamente está sempre presente. Agradeço, mais uma vez, Raimundo Penha pela proposta da homenagem e hoje, sou cidadão de São Luís”, enfatizou.
Adão Camilo conta com um extenso currículo de trabalhos em prol da arte local, militando no samba e por isso, a homenagem se faz mais que merecida. Nascido em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, em 1976, veio para o Maranhão em 1991, onde permanece até hoje. Formou família, estabeleceu seu trabalho e aqui dissemina sua arte na música.
A musicalidade herdou do pai, que foi cantor nas noites cariocas, por quatro décadas.
No entanto, foi em solo maranhense que Adão Camilo aprimorou sua veia musical, mais precisamente no bairro Madre Deus, berço da cultura do estado.
Integrou grupos como Companhia Barrica e Bicho Terra, atuando na percussão. O marco de sua carreira foi em seu primeiro show solo, no antigo Circo da Cidade, em que homenageava Cartola e Cristóvão alô Brasil, realizado em dezembro de 2006 e se destacou ainda como vocalista no conjunto Madrilenos, por nove anos.
Retorna ao Rio de Janeiro em 2011, onde participou de concurso para escolha do samba enredo da Beija-Flor, ano em que a escola carioca homenageou a cidade de São Luís. No cenário carnavalesco, Adão Camilo tem passagem de destaque pela escola de samba Turma do Quinto, Grupo Tradicional Os Tremendões e as bandas Não Enxiriza Malandro e Marabloco. Participou ainda de cinco edições do Festival de Música Carnavalesca, tendo sido premiado três vezes com o primeiro lugar e ter recebido ainda, premiação de melhor intérprete.
Pela sua versatilidade, Adão Camilo transita tanto pelo Carnaval, quanto pelo São João. Já foi intérprete dos grupos juninos Companhia Folclórica Sotaque, Boi de Sonhos Boi e, atualmente, está no Boi Brilho da Ilha. Paralelo às suas atividades culturais, ele é funcionário público do estado do Maranhão.