O Sebrae é referência no apoio ao micro empreendedorismo em todo o país
Sessão solene da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quinta-feira (21), foi marcada por homenagem aos 50 anos do Sebrae. Proposta pela vereadora Karla Sarney (PSD), a cerimônia contou com presenças de executivos da empresa, familiares e amigos, representantes de instituições de classe, além de parlamentares. A vice-prefeita de São Luís, Emênia Miranda, representou o prefeito Eduardo Braide na sessão.
A instituição é referência no apoio ao micro empreendedorismo em todo o país e se destaca pelo estímulo ao desenvolvimento dos negócios, impulso à economia e ao empreendedorismo, além da geração de trabalho e renda.
Karla Sarney destacou em sua fala a história da instituição até se tornar a referência que é atualmente para o micro empreendedorismo. “Esta entidade é de grande importância e representatividade para nosso estado que, ao longo dos anos, cresceu, se desenvolveu, modificou sua nomenclatura e hoje emprega mais de 50% dos trabalhadores de carteira assinada. É um importante centro gerador de negócios e de forte impacto na economia do país. Hoje, recebe as devidas homenagens dos mais diversos setores pela sua história. Parabéns ao Sebrae e a todos os seus colaboradores”, enfatizou.
Na ocasião, foi entregue a placa comemorativa os 50 anos da instituição ao presidente do Conselho Deliberativo, Célio Gonçalo de Sousa; à diretora administrativa de finanças, Raquel Jordão; e ao diretor técnico, Mauro Borralho.
O vereador licenciado Gutemberg Araújo (PSC) entregou a Placa de Moção de Aplausos e Congratulações ao presidente do Conselho Deliberativo, Célio Gonçalo de Sousa, extensivo à diretoria e demais colaboradores da instituição.
“Parabenizo a todos que fazem dessa instituição uma referência para que empreendedores possam avançar e se estimular a seguir em frente. O Sebrae, ao longo destes 50 anos, conseguiu o que poucos conseguem, o respeito e o reconhecimento da sociedade. Meus sinceros e merecidos parabéns ao Sebrae e minha deferência à colega de parlamento e amiga, por ter proposto esta justa homenagem”, pontuou.
O presidente do Conselho Deliberativo, Célio Gonçalo de Sousa, agradeceu à homenagem e pontuou a satisfação do momento. “Somos um sistema que se agrega no Sebrae. Esses momentos nos alegram e são importantes. Nos sentimos honrados pelo reconhecimento da Câmara Municipal de São Luís e dizer que nossa missão é contribuir para o empreendedorismo, para impulsionar a economia do Maranhão e do Brasil. Esse sucesso é resultado de muito trabalho, de parcerias e de muito compromisso dos nossos colaboradores no apoio aos pequenos negócios. É uma conquista de todos que fazem o Sebrae”, frisou.
A diretora administrativa de finanças do Sebrae, Raquel Jordão, destacou a proposição da vereadora Karla Sarney e pontuou sobre o impacto da instituição na economia do país. “É uma honra recebermos essa homenagem proposta pela vereadora Karla Sarney, uma mulher forte, de fibra, guerreira e uma parceira. Temos construído com sucesso essa história fruto do apoio e da colaboração de muitas pessoas que fizeram da instituição o que ela é hoje. O coração do Sebrae são os pequenos empreendedores e nossos colaboradores. Somos poucos, mas que nos esforçamos para fazer o melhor. E assim, tempos cumprido essa missão tão linda e tão enriquecedora que é o Sebrae”, ressaltou.
Representantes da Fiema, Fecomércio, CDL-SL e outras do segmento de comércio e serviços, marcaram presença na solenidade de homenagem ao Sebrae.
Estímulo ao empreendedorismo
O Sebrae, fundado em 1972, se destaca nas ações de apoio aos pequenos negócios e em uma série de iniciativas que estão em desenvolvimento pelo Brasil.
O Sebrae atua no desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas com foco no fortalecimento deste setor e na aceleração da formalização da economia, a partir de parcerias com setores público e privado.
Proporciona, ainda, capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, rodadas de negócios e outras iniciativas de estímulo ao micro empreendedor.
Para garantir este atendimento, o Sebrae está presente em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da federação.