Sessão solene, realizada na tarde desta segunda-feira, 11, foi conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Victor
Texto: Isaías Rocha
O vereador Antônio Marcos – Marquinhos, o barbeiro José Leles – Zezeu, o padre Valmir Lorandi, e os pastores Daniel Chaves e Osiel Gomes da Silva, foram homenageados, na tarde desta segunda-feira (11/12) pela Câmara Municipal de São Luís, com títulos de cidadãos ludovicenses.
A honraria foi proposta pelos vereadores Raimundo Penha (PDT) e Marquinhos (PSC), agraciado pelo colega, numa solenidade que ocorreu no plenário Simão Estácio da Silveira.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Victor (PSDB), que ressaltou a importância de promover a homenagem a personalidades que contribuem para o crescimento da capital maranhense.
“Esta sessão solene é um reconhecimento da Câmara aos que contribuem com o crescimento da nossa cidade. Aos homenageados, o nosso mais profundo agradecimento pela contribuição ímpar que têm dado ao nosso município”, frisou.
Na ocasião, Raimundo Penha, que propôs a homenagem ao colega de plenário, fez um pronunciamento contando um pouco da trajetória de Marquinhos na cidade. Ao final do discurso, o pedetista afirmou que era prazeroso estar concedendo este título, que é mais do que um pedaço de papel.
“Quero falar da alegria de estar aqui entregando este título ao colega Marquinhos. Na Bíblia, está escrito, que nós devemos nos alegrar com os que se alegram. Muitas vezes a alegria do outro incomoda. E eu tenho a felicidade de estar entregando este título aqui para você, porque eu passei por um momento como este. Eu também não sou filho de São Luís, eu sou filho da cidade de Matinha. E, hoje tenho o prazer de estar concedendo este título, que é mais do que um pedaço de papel. Ele é uma memória da sua história”, declarou.
Ao utilizar a tribuna, Marquinhos agradeceu o reconhecimento feito pelo colega e aprovado por todos os pares. “A Câmara de São Luís, que é a quarta mais antiga do país, tem um significado histórico muito grande para o Brasil. Por isso, eu nunca imaginei que poderia receber algum dia desta Casa, o título de cidadão ludovicense. Agradeço ao vereador Raimundo Penha que estará na minha memória afetiva essa merecida homenagem”, ressaltou.
O vereador Pavão Filho (PDT), um dos integrantes da bancada evangélica da Casa, parabenizou os homenageados. “É uma honra estar aqui presente junto a estas personalidades que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e é uma satisfação partilhar um momento tão importante para a cidade”, disse.
Nas palavras de agradecimento, os homenageados demonstraram todo o amor pela capital e ficaram emocionados ao destacar a felicidade por receber a honraria. “Agradeço a Deus pela oportunidade de receber essa homenagem dos representantes do povo de São Luís”, afirmou Valmir Lorandi. “O título muito me honra e me comove pela simbologia que representa”, completou Daniel Chaves. “Sentimento de gratidão e reconhecimento”, relatou Carlos Ferreira. “Aqui construí minha carreira, minha família, minha vida”, concluiu Oziel Gomes.
Trajetória de notáveis
O Título de Cidadão Ludovicense é a honraria mais importante que a Câmara pode entregar a pessoas nascidas em outras cidades. No caso de ludovicenses de destaque, é concedida outra condecoração, chamada de Medalha Simão Estácio da Silveira. Ambas as homenagens são regulamentadas por dispositivos próprios da Casa. Os decretos que originaram o ato solene foram 140/2017 (Oziel Gomes), 1258/2019 (Daniel Chaves), 003/2023 (Valmir Lorandi), 014/2023 Carlos Ferreira), 38/2023 (Marquinhos) e 136/2023 (Zezeu).