Serviços prestados pelo Cofen à Enfermagem
e à saúde pública é reconhecido pela Câmara
Em concorrida sessão, a Câmara de Vereadores de São Luís reconheceu na tarde dessa terça-feira, 07, os relevantes serviços prestados pelo Conselho Federal de Enfermagem aos profissionais enfermeiros, técnicos em enfermagem e à saúde pública no país. A homenagem foi feita através do presidente do Conselho, Manoel Carlos Neri, a quem foi entregue uma placa, exaltando os feitos do Cofen, e um diploma personalizado ao dirigente pela gestão à frente da instituição. O evento foi proposto pelo vereador Gutemberg Araujo (PSDB), cirurgião-médico e professor, e acolhido anteriormente pelos seus pares.
A sessão de homenagem, presidida pelo vereador Osmar Gomes Santos Filho (PDT), atual vice-presidente da Casa, contou com a presença dos vereadores Honorato Fernandes (PT), primeiro secretário; Josué Pinheiro (PSDB), segundo secretário; Raimundo Penha (PDT); Aldir Junior (PR) e Genival Alves. Como convidados de honra, além do homenageado, compuseram a mesa a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, que também representou o prefeito Edivaldo Holanda; a reitora da Universidade Federal, Nair Portela, enfermeira e professora; Alaina de Araujo Rocha, presidente do Sindicato dos Enfermeiros; Célia Rezende, enfermeira, ex-presidente Cofen (MA) e professora da Faculdade Gianna Beretta; e Dulce Mary Sarmento, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
Ao falar aos presentes, Gutemberg Araujo lembrou a origem da municipalidade de São Luís com a doação, por Alexandre de Moura, em 12 de dezembro de 1615, de uma légua de terra ao Senado da Câmara e ressaltou que uma das funções da Casa, fundada em 1619, é homenagear pessoas ou instituições que muito fizeram ou fazem pelo povo e pelo país. Ele frisou que a homenagem feita pela Câmara se estendia a toda a categoria dos enfermeiros e técnicos em Enfermagem, cujo contingente soma mais de 35 mil pessoas no Estado que atuam de modo científico e profissional, “testemunho que posso dar como médico que sou e vejo no dia a dia dos hospitais”.
O vereador agradeceu ao prefeito Edivaldo Holanda por haver sancionado a lei municipal de sua autoria que estabelece em 30 horas a jornada semanal dos enfermeiros e técnicos, assim como a que criou a “Semana da Enfermagem”. Ele lembrou que a absoluta maioria da categoria é formada por mulheres e que a Câmara já contou com Helena Castro, como vereadora. “Esta é uma homenagem a uma categoria cujos membros, trabalhando, ao chegarem aos 50 anos de idade já estão doentes porque não têm tempo de cuidar da própria saúde”, assinalou. Seu colega Honorato Fernandes, para corroborar com esta mesma constatação, ressaltou que a categoria precisava estar atenta à proposta de reforma da Previdência em tramitação no Congresso e elogiou a atuação de Manoel Neri à frente do Cofen.
RECONHECIMENTO
Por sua vez, o destinatário da homenagem, Manoel Carlos Neri, destacou que o Poder Legislativo, embora muito demonizado no país, é fundamental na democracia por representar o povo, elaborar as leis e fiscalizar o Executivo. Ele agradeceu a iniciativa e destacou ser a categoria fundamental à população porque dela cuida, do pré-natal, na doença e no pós-mortem. “Esta homenagem não é a mim, mas a toda esta categoria fundamental para a saúde pública no Maranhão e no Brasil”, frisou e agradeceu a sanção da Lei das 30 horas aos enfermeiros e técnicos, em São Luís. E emendou: “Agora falta a lei do piso salarial, aposentadoria aos 60 anos de idade, porque quem chega a essa idade, trabalhando na saúde, já está velho”.
A secretária de Saúde Helena Duailibe concordou que quando se fala em pré-natal, quando se fala em atendimento de saúde às pessoas, não se pode excluir o profissional da enfermagem. Em nome do prefeito Edivaldo, disse que a Lei de 30 horas é o primeiro passo por melhorias à categoria, haja vista que as necessidades são muitas e nada se pode fazer de um só vez. Célia Rezende, de sua parte, agradeceu ao prefeito pela sanção da lei, lembrou que muito trabalhou com Gutemberg pela homenagem ao Cofen, por seu presidente, e, para demonstrar satisfação com o fato e pela defesa da categoria, agraciou o vereador com uma placa. O prefeito Edivaldo também foi homenageado com uma placa por haver sancionado a Lei das 30 horas, oferecida por Gutemberg.
Contente com a homenagem da Câmara a Manoel Neri, a reitora Nair Portela declarou que naquele momento se fazia justiça à luta de um nortista pela sua categoria e pela saúde das pessoas. Por fim, ela disse que o vereador Gutemberg era outro lutador digno de reconhecimento, porque além dos seus afazeres em hospitais e salas de aula, ainda encontrava tempo para atuar, incansavelmente, na Câmara. Também usou da palavra a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, Dulce Mary, oportunidade em que fez um relato sobre as difíceis condições de trabalho enfrentadas pela categoria no dia a dia, nos hospitais.
Texto: Cícero da Hora