Nesta semana, foi registrado um incêndio em um poste de energia elétrica próximo a uma escola
A vereadora Silvana Noely (Mais Brasil) subiu à tribuna do Plenário Simão Estácio da Silveira, na sessão ordinária desta quarta-feira (15), para pedir à Secretaria Municipal de Educação (Semed) que realize fiscalização nas escolas da Rede Municipal de Ensino, para verificar as condições do sistema de prevenção de incêndios nas unidades escolares.
De acordo com a parlamentar, a principal motivação para sua solicitação ao Executivo Municipal foi um chamado que recebeu nessa terça-feira (14), para comparecer à UEB Primavera, no bairro do Cohatrac, onde reside, devido a um incêndio no poste de energia elétrica localizado na porta de entrada da escola.
Silvana Noely relatou que embora o incêndio não tenha afetado diretamente as instalações da unidade de ensino em questão, deixou todos assustados, o que fez com que tentassem usar os extintores para apagar o fogo. Mas ao contrário do que se esperava, as chamas só aumentaram. E que, diante disso, teve o cuidado de verificar junto a um bombeiro que compareceu ao local se aquele era o modelo apropriado para este tipo de ocorrência, tendo a resposta que, embora adequado, os extintores estavam com validade vencida há aproximadamente cinco anos.
A vereadora informou, ainda, que mesmo não tendo sido um incêndio de grandes proporções, as crianças foram para a rua e a sua equipe teve que intervir, para que estas não se colocassem em risco, ficando sob os fios que estavam em chamas.
“Recentemente a gente vivenciou uma tragédia com o incêndio no Rio Anil Shopping e, de algum modo, essa experiência nos fez ver que devemos nos manter atentos sobre como questões de segurança como esta estão sendo tratadas na nossa cidade e, neste caso em especial, nas escolas”, ressaltou, levantando a questão de que se faz necessário a realização periódica de treinamento para estes casos nas escolas, para que em ocorrências como estas, a direção e o corpo funcional saibam como agir.
Aproveitando que na data de 15 de março é celebrado o Dia da Escola, Silvana Noely parabenizou todos os educadores e aqueles que lutam por uma educação de qualidade na cidade. “Essa é uma luta a ser abraçada por cada um de nós, pois não há desenvolvimento algum se não houver educação”, falou.
Direitos Humanos
Presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Casa, Silvana Noely ainda falou das atividades do colegiado nesta semana, informando que nesta quarta-feira (15) acontece a primeira reunião, quando será apresentado um caso a ser acompanhado, de uma menina, desaparecida há dois anos no Rio de Janeiro e
encontrada em cárcere privado no bairro da Vila Luizão.