O homenageado foi o professor de dança José Geovânio de Araújo
Texto: Ascom
A Câmara Municipal de São Luís foi palco de solenidade de entrega do Título de Cidadão Ludovicense, na tarde desta segunda-feira (09), para homenagear o artista e professor de dança, José Geovânio de Araújo, da Escola de Dança Expressar. A solenidade foi proposta pela vereadora Silvana Noely (PSB), que destacou a trajetória do homenageado, considerando sua contribuição para a população e o desenvolvimento da cidade.
O momento contou com presença de autoridades locais, amigos e familiares do agraciado, que acompanharam o evento reconhecendo sua trajetória. Ao conceder o título, a vereadora ressaltou a importância desta homenagem como uma forma de reconhecer aqueles que com seu trabalho e dedicação contribuem para o bem-estar da população de São Luís.
“É com muita honra que homenageamos o artista e professor de dança José Geovânio de Araújo, um homem que, com sua história de vida e seu trabalho, tem se dedicado à nossa cidade. Este Título de Cidadão Ludovicense é uma forma simbólica de dizer que estamos gratos por tudo o que ele tem feito por São Luís, por suas ações que impactam diretamente o nosso povo e para mostrar nosso reconhecimento ao todos os artistas de nossa cidade. E eu me apaixonei pela dança contemporânea, que me salvou e me tirou de muitos riscos. Hoje, celebramos uma conquista individual e, além, a contribuição de José Geovânio para nossa arte, dança e cidadania”, ressaltou a parlamentar.
A vereadora destacou os desafios que os artistas enfrentam para montar espetáculo, para divulgar seus trabalhos e ter visibilidade. Noely lembrou que, fruto de proposta sua, criou o balé municipal, que proporcionou recursos a muitos artistas dançarinos da capital e destacou a necessidade desta profissão ser remunerada e reconhecido. “Agradeço a Geovânio de Araújo pela aceitação da homenagem e digo que sempre serei artista e sempre vou reverenciar nossas formas de arte”, declarou.
O homenageado destacou que iniciativas deste porte reforçam a importância da arte na vida das pessoas e estimulam o reconhecimento pela classe. O professor relembrou que, há 14 anos em São Luís, quando veio com a filha e aqui ficou como filho da capital. “Estou profundamente emocionado e grato por receber essa homenagem, um título que carregarei com muito orgulho e que reforça o meu compromisso com São Luís, cidade que me acolheu e onde tive a oportunidade de realizar meus sonhos e contribuir para o bem-estar de todos com a minha arte. Agradeço à vereadora Silvana Noely pela sensibilidade e pelo reconhecimento, pessoa pela qual tenho carinho e admiração. A minha trajetória é um reflexo do trabalho coletivo e da força da nossa gente”, destacou Geovânio de Araújo.
Presentes na cerimônia também prestaram homenagem ao artista. A esposa, Maria Emília, destacou o início da carreira do marido na arte, que, “num ato de coragem, largou tudo e criou esta escola de dança, que hoje é referência no país, e, por isso, o parabenizo pela sua atuação na arte e na vida”.
O empresário do ramo de materiais elétricos, Marcos Gonçalves, enfatizou “a amizade, amor e admiração que nosso ciclo de amigo tem pelo Geovânio. Ele é meu companheiro de discussões, sempre me fazendo ver como é importante nosso ciclo de amizades, estar perto de quem nos faz bem e ele é esse amigo”. A Escola de Dança Expressar está em atividade há 11 anos e já alcançou mais de 15 pessoas com a arte da dança e do teatro.
Título de Cidadão Ludovicense
O Título de Cidadão Ludovicense é uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal de São Luís. A homenagem visa reconhecer a contribuição de indivíduos que, apesar de não terem nascido na cidade, se destacam pelo trabalho, dedicação e ações que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da capital maranhense. Conceder esse título é uma forma de valorizar aqueles que se tornam, ao longo do tempo, verdadeiros cidadãos de São Luís, deixando um legado positivo e transformador para a população local.