A vereadora refletiu sobre sua trajetória e reafirmou que este é apenas um “até breve”.
Texto: Acsa Serafim
Na sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal de São Luís, a vereadora Silvana Noely (PSB) fez um discurso de despedida e agradecimento após não ser reeleita nas eleições municipais. Noely, que é a terceira mulher negra eleita vereadora na cidade, refletiu sobre sua trajetória política e as dificuldades enfrentadas durante o mandato, deixando claro que sua saída não é um adeus definitivo.
Silvana Noely iniciou seu discurso lembrando o começo de sua jornada na política, no início dos anos 2000, quando conheceu o então deputado Pavão Filho, que atualmente é vereador. A parlamentar relembrou sua caminhada de 16 anos de trabalho e expressou orgulho por ter conquistado espaço como vereadora.
“Nem nos meus sonhos mais distantes eu imaginei que me tornaria uma vereadora dessa cidade, a terceira mulher preta eleita”, disse, emocionada. Silvana ressaltou que seu mandato foi marcado por lutas em diversas áreas, como a causa animal, educação, saúde e infância, e que não gostaria de ser lembrada apenas pelo caso Domingos Paz, mas por sua luta incansável em defesa da cidade e das pessoas.
Noely lembrou com carinho o apoio que recebeu de 4.702 eleitores, sendo quase dois mil votos apenas no bairro do Cohatrac, onde mora e é a vereadora mais votada. A vereadora também fez questão de ressaltar que sua trajetória não foi facilitada por sobrenomes famosos ou apoio de instituições, mas sim conquistada com trabalho árduo e determinação.
Após o discurso, o presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB), elogiou a firmeza e autenticidade da vereadora. “Seu mandato foi construído pela verdade. Essa é uma oportunidade de crescimento para a senhora e para todos nós”, declarou, desejando sorte em sua nova jornada.
O vereador Raimundo Penha (PDT) também se pronunciou, exaltando a amizade de longa data com Silvana e afirmando que a vida não termina em dezembro, apenas o mandato. “Você é uma pessoa que vale a pena conviver”, afirmou, acrescentando que acredita que projetos maiores estão reservados para a vida dela e parabenizando-a pela autenticidade com que exerceu seu mandato.