Homenagem aconteceu na tarde dessa quinta, 5
Texto: Isaías Rocha
Na tarde desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de São Luís realizou uma solenidade para homenagear duas personalidades com o Título de Cidadão Ludovicense. A outorga é concedida a pessoas nascidas fora da capital maranhense, que fazem jus à honraria em razão de mérito em favor do município.
A cerimônia foi presidida pela vereadora Silvana Noely (PSDB), autora da proposição que originou a solenidade, por meio dos decretos legislativos 56/2023 e 57/2023, respectivamente. Os homenageados foram a chef de cozinha Célia Rossetti e o médico cirurgião Nilo Antunes de Souza Filho.
Na ocasião, Silvana Noely fez questão de enfatizar a importância da honraria e relembrou a trajetória dos condecorados, destacando a importância do valor das homenagens em vida. A parlamentar também mencionou os relevantes serviços prestados pelos homenageados à capital maranhense.
Superando preconceitos
Ao fazer referência à chef Célia Rossetti, Noely falou que a homenageada enfrentou preconceitos, desafios financeiros e obstáculos, mas nunca perdeu sua fé e determinação. Ela disse ainda que os dois escolhidos na homenagem de hoje são mais que merecidos por suas contribuições a nossa cidade.
“A história de Célia Rossetti é um testemunho de sua paixão, resiliência e perseverança. Sua jornada é inspiradora, e sua paixão pela culinária é a essência que a tornou uma verdadeira vencedora na vida e na cozinha”, frisou.
Incansável dedicação
Já em relação ao médico Nilo Antunes, a parlamentar mencionou sua incansável dedicação à profissão que se reflete em seus mais de 8 mil procedimentos catalogados realizados no Maranhão, incluindo 2 mil operações pulmonares e torácicas de grande porte, tornando-o uma figura insubstituível na área da cirurgia torácica no estado.
“O Dr. Nilo é, sem dúvida, um médico exemplar que tem feito história, deixando um legado duradouro e valioso não só para São Luís, mas para o Maranhão como um todo, estabelecendo um padrão de excelência, salvando vidas, melhorando a qualidade de vida de muitos, além de contribuir significativamente para o avanço da medicina no nosso estado”, completou.
Ludovicense de coração
Em seu discurso, a chef de cozinha pontuou que é bacabalense de nascimento e ludovicense de coração. “Hoje, eu fico muito feliz de estar fazendo parte desse momento. Eu me sinto muito honrada em poder estar servindo os cidadãos ludovicenses, pois sou bacabalense de nascimento, mas ludovicense de coração”, afirmou Célia Rossetti.
Sentimento de gratidão
O Dr. Nilo Antunes, que nasceu em Maringá (PR), falou do quanto é gratificante morar em São Luís. Por várias vezes em seu pronunciamento, chegou a se emocionar ao destacar a felicidade por receber a honraria. “Essa homenagem foi uma das coisas que me emocionaram bastante. Hoje o meu único sentimento nesta tarde é de gratidão”, concluiu o homenageado, agradecendo a vereadora Silvana pelo reconhecimento.
Quem é ela?
Celia Regina Vieira Sousa, nascida em 5 de abril de 1968, na cidade de Bacabal, Maranhão, é uma figura icônica na cena gastronômica de São Luís. Com 17 anos de idade, ela mudou-se para São Luís, onde construiu uma vida repleta de realizações pessoais e profissionais.
Atualmente, aos 55 anos, ela é uma chef renomada e uma influência notável na indústria da gastronomia maranhense. Sua paixão pela culinária foi uma das chaves para sua jornada de sucesso. Célia é casada com Adolfo Rossetti, um italiano que deixou sua terra natal para viver ao lado dela em São Luís, onde construíram uma vida juntos.
O casal tem duas filhas, Sara Sousa Rossetti e Sofia Sousa Rossetti, que também compartilham o amor pela gastronomia. Sua carreira teve início quando ela e seu marido decidiram vender pastéis folheados para pagar as contas.
A história de vida de Célia Regina Vieira Sousa é marcada por sua dedicação incansável à gastronomia. Há 15 anos, ela iniciou uma jornada extraordinária como a mente criativa por trás do Buffet Rossetti, que se tornou um dos buffets mais requisitados e respeitados da capital maranhense, São Luís.
Quem é ele?
O Dr. Nilo Antunes de Souza Filho nasceu na cidade de Maringá, estado do Paraná, no dia 14 de junho de 1976, sendo filho dos Senhores Nilo Antunes de Souza e Cirlei Maria Tonial Antunes de Souza, os quais são sua referência de caráter, moral e honestidade.
Desde pequeno, preocupou-se extremamente com seu futuro, estudioso e buscando crescimento pessoal e profissional, obteve graduação em Medicina, através da Universidade Federal do Paraná.
Ao longo dos anos, continuou a inovar e elevar os padrões da prática cirúrgica, sendo o pioneiro em várias técnicas avançadas, como lobectomias pulmonares por vídeo-cirurgia em 2009, ressecções pulmonares por vídeo marcadas com agulhamento pulmonar por métodos de imagens em 2017 e cirurgias pulmonares robóticas em 2022, sendo o único cirurgião torácico atuante no Maranhão habilitado para operar com robô cirúrgico.
Além disso, sua incansável dedicação à profissão se reflete em seus mais de 8.500 procedimentos catalogados realizados no Maranhão, incluindo 2.000 operações pulmonares e torácicas de grande porte, tornando-o uma figura insubstituível na área da cirurgia torácica no estado.
Em 2022, atingiu o status de Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, uma entidade médica venerável com figuras proeminentes como Juscelino Kubitschek em seu histórico de membros. Obteve a Certificação para Cirurgião de Console pela Intuitive em 2023, o mais importante certificado do mundo para cirurgia robótica.
Os convidados
O concorrido evento, realizado no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi transmitido pelo canal da Câmara no YouTube, site e redes sociais da Casa e contou com a presença de diversos amigos e familiares dos homenageados.