De acordo com a parlamentar, o objetivo é garantir o pagamento dos artistas locais antes das suas apresentações
Texto: Acsa Serafim
Com o objetivo de valorizar os artistas locais que farão parte da programação do circuito carnavalesco do Maranhão, a vereadora Silvana Noely (Mais Brasil) protocolou um projeto de lei na Câmara e encaminhou uma indicação ao Governo do Estado para garantir o pagamento de 50% do cachê dos artistas antes da apresentação e a outra metade até o quinto dia útil após.
A parlamentar explica que a medida se dá diante da imprevisibilidade de pagamento a qual diversos artistas locais se submetem em períodos festivos. Silvana Noely ressalta que, quando se trata de artistas de renome nacional, o pagamento é realizado previamente, do contrário o artista não se apresenta. Diante disso, Noely aponta que é preciso haver tratamento similar com os artistas da cidade.
“Nós, artistas, não podemos mais trabalhar e não ter previsão de pagamento: as contas e necessidades básicas não esperam, por isso que protocolei esse projeto e a indicação. São músicos, bailarinos, escolas de samba, blocos tradicionais, e toda uma cadeia artística que será valorizada por meio dessa medida que quer garantir direitos para quem faz a nossa cultura”, enfatiza.
Silvana Noely também destacou que, nesse ano, a programação carnavalesca oferecida tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura está diversa, rica e atrativa, gerando postos de trabalho e movimentação da economia, o que beneficia toda a população.
“Esse projeto é apenas uma forma de valorizar e respeitar os artistas da nossa cidade e garantir que recebam o pagamento justo pelo seu trabalho”, afirma.