A ameaça de surgimento de mais uma área de lixão em pleno centro da cidade está preocupando o vereador Silvino Abreu (PRTB), que está pedindo a Prefeitura Municipal de São Luís e a SEMOSP (Secretaria Municipal de Obras de Serviços Públicos) a execução de serviços de limpeza da rua João Henrique, também conhecida como rua da Cotovia, justamente no trecho compreendido entre as Ruas de São Pantaleão e Cândido Ribeiro.
Por meio de um requerimento protocolado junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal, o parlamentar do PRTB está solicitando que seja encaminhado um ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário de Obras Antônio Araújo, tratando do seu pleito e requerendo providências imediatas para a resolução do problema.
A situação a que o vereador se refere está ocorrendo após a proximidade do colégio Sotero dos Reis, “justamente na direção que toma a descida da rua João Henrique, e o acúmulo de lixo descartado na área vem preocupando os moradores e pessoas que ali residem, justamente por se tratar de um problema, que chega a ser um caso que pode comprometer a saúde daquela comunidade”.
Silvino Abreu fala que “o descarte de lixo ali vem contribuindo para o aparecimento de insetos como moscas e até ratos, que podem provocar danos à saúde dos moradores da referida via”. O vereador continua assinalando que “o lixo está sendo colocado ali certamente por quem não tem a menor noção do dano que está causando a todos, e o seu acúmulo está ficando maior, e caso não sejam adotadas providências para eliminar esse problema, em breve teremos mais um lixão localizado bem no centro de nossa cidade”.
Para finalizar, Silvino Abreu diz que “a nossa solicitação é pertinente para que haja uma intervenção do poder público, tanto para a execução do serviço de limpeza, quanto para que juntos possamos conscientizar as pessoas responsáveis pelo mal que vêm causando. E para tanto também solicitamos também uma fiscalização na área, para caso seja necessário penalizar quem está cometendo esse crime de jogar lixo em área inadequada, principalmente onde existem residências”.