Sessão solene marca aniversário da entidade, que representa os profissionais da educação de São Luís.
Com a finalidade de homenagear a categoria dos profissionais do Magistério do ensino público municipal, a Câmara de São Luís realizou, na tarde desta segunda-feira (29), uma solenidade em homenagem aos 50 anos de fundação do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Ensino de São Luís – MA (Sindeducação).
A iniciativa é do gabinete parlamentar do Coletivo Nós (PT), conforme ofício encaminhado à Mesa Diretora da Casa. No pedido de realização da solenidade, o mandato coletivo explicou que a entidade a ser homenageada tem histórico de luta pela categoria que desempenha as atividades laborais no ensino público da capital maranhense.
“O Sindeducação representa a categoria dos profissionais do Magistério do ensino público municipal. Constituído para fins de estudo, capacitação e formação profissionais de professores e especialistas, busca sempre melhorias nas condições de vida e de trabalho dos representados. A celebração dos 50 anos da entidade é mais do que oportuna, é necessária”, assinalou o co-vereador Jhonatan Soares.
A solenidade contou com a presença de membros da entidade e pessoas que, ao longo desses 50 anos, fizeram a história do sindicato. Entre eles, a presidente do Sindeducação, Regina Sheila Bordalo Martins; a ex-presidente do sindicato, professora Elisabeth Castelo Branco; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria Joseilda Oliveira Fernandes Freitas Descovi; e o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Dr. Lindonjonson Gonçalves de Sousa, que no ato representou o Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA).
“O Sindeducação nos honra pela sua trajetória neste momento em que vivenciamos um período de muitas conquistas importantes para o povo e para a população ludovicense, mas também um período de perplexidade com as tentativas de ataques aos direitos conquistados na Constituição de 1988, dos quais não abrimos mão e aos princípios democráticos”, destacou o promotor Lindonjonson Gonçalves, bastante aplaudido no ato. Durante a solenidade, os oradores fizeram importantes resgates das lutas empreendidas pelo sindicato nas últimas cinco décadas em busca de melhores condições de trabalho, salários mais dignos e por uma educação pública de qualidade que, segundo eles, foram lutas que atravessam truculências de governos e desrespeito às leis, mas que ainda assim resultaram em conquistas para a categoria, com ações que transbordaram das escolas para a sociedade, que hoje reconhece o papel tão importante do professor para a comunidade.