Homenagem foi proposta pelo vereador Jearlysson Moreira
Texto: Ascom
A Câmara Municipal de São Luís prestou homenagem a Taianara Lopes, com a entrega da Medalha Mãe Andresa, na sessão desta quarta-feira (15). A homenagem é fruto de proposição do vereador Jearlysson Moreira (Avante) e reconhece o notável trabalho e serviços prestados à capital maranhense. O parlamentar expressou sua admiração pela determinação e dedicação da condecorada, ressaltando o trabalho que desenvolve na área da Vila Janaína e outros bairros da zona rural da cidade.
“Muita honra, esta minha primeira homenagem ser a uma pessoa que tanto contribui para a cidade de São Luís. Ela não mede esforços para estar sempre fazendo o bem ao semelhante. Eu conheci o trabalho de Taianara Lopes e fiquei muito admirado com as diversas ações que ela proporciona à sua comunidade da Vila Janaína. É uma batalhadora, uma guerreira e isso me motivou a fazer esse reconhecimento”, enfatizou o vereador Jearlysson Moreira.
O parlamentar destacou que “este é o primeiro passo para que todos possam divulgar, ainda mais, o trabalho dela na comunidade”.
O secretário do Diretório Municipal do Avante, Júlio Nazaré, ressaltou o vereador pela homenagem e parabenizou a condecorada. “É um dia especial para nossa cidade, pois temos o privilégio de homenagear alguém que personifica o verdadeiro espírito de solidariedade e superação. Taianara Lopes é um exemplo inspirador de amor ao próximo e resiliência. Sua história nos lembra que, mesmo diante das adversidades mais difíceis, o ser humano é capaz de manifestar o mais nobre dos sentimentos: o cuidado pelo outro”, pontuou.
Taianara Lopes tornou-se um símbolo de solidariedade para a comunidade da Vila Janaína, com sua resiliência e generosidade. Sua dedicação à comunidade e incansável busca por melhores condições de vida, são exemplos que merecem ser conhecidos, relatou o vereador Aldir Júnior. “A Medalha Mãe Andresa é uma justa homenagem a uma mulher extraordinária cujo legado continuará a iluminar os corações de muitos”, avaliou.
Emocionada com a honraria, Taianara Lopes falou de sua gratidão e compartilhou sua jornada. “Receber a Medalha Mãe Andresa é um momento de grande emoção para mim. Quero dedicar este reconhecimento a todos que enfrentam batalhas diárias para garantir o bem-estar de suas famílias e comunidades. Minha história é um reflexo da força que emerge, quando enfrentamos desafios com amor e determinação. Agradeço à Câmara Municipal de São Luís e ao vereador Jearlysson Moreira, por este gesto de reconhecimento, que me enche de orgulho e renova minha fé na bondade humana”, enfatizou.
O trabalho social de Taianara Lopes iniciou em 2017, primeiramente na igreja que frequenta e se estendeu às comunidades da zona rural de São Luís, principalmente. Entre as ações, grande parte é na garantia de acesso a serviços na área da saúde. “Porém, não há um reconhecimento, por mais que se faça, mas, o vereador Jearlysson, mesmo sem me conhecer, teve essa percepção e aqui estou, muito feliz e honrada. Que possamos dar continuidade a este trabalho e que outras pessoas que realizam o mesmo, também sejam reconhecidas”, frisou.
Participaram do momento, familiares e amigos da homenageada, além de vereadores e membros da comunidade na qual ela atua.
Referência
A Medalha do Mérito Legislativo ‘Mãe Andresa’ faz referência à sacerdotisa do Tambor de Mina maranhense, Andresa Maria de Sousa Ramos. Mãe Andresa nasceu em Caxias, em 1854 e faleceu em 1954. Foi uma grande sacerdotisa do Tambor de Mina Jeje, culto aos voduns do Maranhão. A condecoração foi criada pelo então vereador Batista Botelho, que quando esteve na casa não conseguiu entregá-la e ao sair, nenhum outro parlamentar havia concedido, até que o Coletivo Nós (PT), em maio de 2022, entregou a medalha à professora Claudett de Jesus Ribeiro.