Homenagem partiu de uma proposta apresentada pelo vereador Daniel Oliveira
Em reconhecimento aos serviços prestados na área da segurança pública na capital maranhense, a Câmara Municipal de São Luís entregou em sessão solene, nessa quinta-feira (15/12), o Título de Cidadão Ludovicense ao Ten Cel QOPM Anderson Fernando Holanda Maciel, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA).
A cerimônia foi conduzida pelo vereador Daniel Oliveira (PL), autor da proposição que originou a solenidade. O ato bastante concorrido contou com a presença também do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira; e do secretário adjunto de Segurança Municipal de Segurança com Cidadania, Cel. RR. Roberto, dentre outros convidados.
Daniel Oliveira abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de pessoa com mais de 30 anos de serviços prestados à capital maranhense. “É uma honra estar concedendo o título de cidadão ao coronel Anderson. Nada mais justo, depois de mais de 30 anos em nossa cidade, com diversos serviços prestados, esta Casa lhe reconhecer como cidadão ludovicense”, frisou o parlamentar.
O conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira fez questão de enfatizar a importância da honraria e destacou que o homenageado é uma pessoa que sabe cultivar amizades.
“Conheci o Anderson quando estava me preparando para ser o vice-governador do estado. O Anderson é uma daquelas pessoas que sabem cultivar a amizade. Estou aqui apenas para reforçar a sua competência e dedicação em suas ações diárias atuando no policiamento da cidade”, lembrou o presidente do TCE-MA.
Adoção oficial
O tenente-coronel Anderson Maciel, que estava bastante emocionado, fez questão de agradecer o carinho da Casa pelas homenagens a ele e lembrou que o título de cidadão equipara a pessoa agraciada a uma adoção oficial.
“Sinto-me honrado, abençoado e profundamente emocionado por receber o título de cidadão ludovicense. Considero este um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis momentos da minha vida familiar, cristã e profissional. Afinal, como sempre digo, não é todo dia que se recebe um título de cidadão que equipara a pessoa agraciada a uma adoção oficial e o homenageado passa ser um irmão, um conterrâneo e uma pessoa da terra Natal”, declarou o militar.
Os convidados
O concorrido evento, no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi prestigiado por diversas autoridades, dentre as quais o vereador de São José de Ribamar, João Carlos (PP); tenente-coronel Adailton José Moreira; tenente-coronel Sérgio Cabral, diretor-adjunto do Centro Tático Aéreo (CTA); e os suplentes de deputados Renan Waynne (Republicanos) e Cricielle Aguiar Muniz (PT). A solenidade também contou com a presença de familiares e amigos do homenageado.
Quem é ele?
Anderson Fernando Holanda Maciel nasceu na cidade maranhense de Bacabal. Ele
possui graduação em Direito pela Universidade Ceuma (2014) e graduação em Formação de Oficiais (Ccsa) – Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (1997).
O homenageado é Tenente Coronel – Polícia Militar do Maranhão (exerceu diversas funções de chefia, diretoria e comando, instrutor de cursos da Polícia Militar e atualmente é Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Estado do Maranhão). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e pós-graduado em direito civil e processo civil.
Cidadania Honorária
A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Maranhão pode receber do Legislativo. A honraria é concedida para autoridades e personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento nas áreas da política, economia, cultura, esportes, filantropia, saúde entre outras áreas importantes para o município.