A vereadora propõe levantamento sobre número de alunos estudando fora do bairro para abrir novas vagas nas escolas locais

Texto: Mirlene Bezerra
A vereadora Thay Evangelista (UNIÃO) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís nesta segunda-feira (17) para destacar a falta de vagas no ensino fundamental no bairro São Francisco, na capital. “Tenho recebido muitas reclamações sobre a falta de vagas do ensino fundamental, anos iniciais e finais, nas escolas do bairro”, disse a parlamentar, enfatizando as dificuldades enfrentadas por pais e mães que têm um filho estudando no bairro e outro em uma unidade distante.
“O nosso pedido é para que a Secretaria Municipal de Educação faça um levantamento de quantos alunos estão estudando fora do bairro, para que se tenha um número exato e, a partir daí, tomar providências para a abertura de novas vagas”, apontou a vereadora. Ela pontuou o quanto a situação onera financeiramente as pessoas que vivem com orçamento limitado e, ainda, afeta a gestão de tempo dos que precisam se deslocar para um local longe de casa.
O Requerimento nº 223/25, que solicita a ampliação no número de vagas para alunos do ensino fundamental nas escolas municipais do bairro, foi lido e encaminhado na sessão ordinária desta segunda-feira (17).