Solicitação feita aos executivos Municipal e Estadual tem o objetivo principal de salvar vidas e preservar famílias
O vereador Thyago Freitas (DC) solicitou à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado do Maranhão providências urgentes no sentido de realizar testagem de antígenos para Covid-19 em idosos com mais de 70 anos vacinados com Coronavac. Tanto o Requerimento nº 1002/21 quanto a Indicação nº 285/21 foram encaminhados para providências na sessão ordinária da Câmara de Luís realizada no último dia 18.
Segundo Thyago Freitas, ambas as proposições foram elaboradas com o principal objetivo de salvar vidas e preservar famílias. Tanto o Requerimento quanto a Indicação de autoria do parlamentar têm como justificativa a possibilidade de ocorrência da 3ª onda de Covid-19 no Brasil e o fato de estudos apontarem que a efetividade da Coronavac para idosos com mais de 70 anos é de 42%.
“Assim, a testagem se torna urgente e estritamente necessária para que sejam diagnosticados os mais de 50% de idosos que, mesmo vacinados, encontram-se expostos ao risco de contaminação. Sabe-se que mesmo pessoas vacinadas podem ser acometidas novamente pelo novo coronavírus e, por consequência, podem transmiti-lo. Desta forma, os idosos continuam em risco iminente de contaminação e podem não ter adquirido anticorpos, apesar de estarem vacinados. Com a testagem, queremos salvar vidas e preservar famílias da perda de entes queridos”, assinalou Thyago Freitas.
O parlamentar democrata cristão informou que também anseia por uma posterior vacinação aos idosos acima de 70 anos com imunizante diferente da Coronavac.“Esperamos que, durante a testagem, eles sejam diagnosticados quanto ao acometimento ou não por Covid-19 e que também sejam coletados dados do público-alvo. Posteriormente, queremos verificar a possibilidade de esses idosos serem vacinados com imunizantes de outros laboratórios”, destacou Thyago Freitas
Testagem – A testagem tem sido realizada como estratégia por governos para identificar casos positivos de Covid-19 e realizar uma política mais efetiva de quarentena aos indivíduos
acometidos pela doença. O principal objetivo é reduzir a transmissão do novo coronavírus entre as pessoas a partir do isolamento dos diagnosticados com Covid-19 durante a testagem.
Teste de Antígeno – O teste de antígeno é um exame imunológico rápido que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado demora, em média, 30 minutos e pode diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos. A utilização desse teste é indicada nos primeiros 7 dias de sintomas e tem sensibilidade mais elevada do 1º até o 3º dia de sintomas. O teste é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe.