Proposição da homenagem foi de autoria do vereador Raimundo Penha
A Câmara Municipal de São Luís entregou, nesta quinta-feira (2), o Título de Cidadão Ludovicense ao administrador Fernando Mariano Souza Júnior. Nascido em São Paulo, ele tem destacada atuação nas áreas administrativa, social e cultural da capital. A homenagem foi proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT) e aprovada pelos demais parlamentares.
O vereador Raimundo Penha pontuou o motivo da indicação. “Fernando Mariano é um homem que merece, é um profissional de destaque, um bom pai de família, um homem cristão, que busca a servir a um Deus e um bom amigo. Sempre o vejo rodeado das mesmas pessoas, muito engajado na sociedade e, para mim, é um prazer poder fazer parte desta história. Sinto-me muito feliz por este dia, por poder reconhecer e homenagear um amigo. Parabéns, você merece muito”, enfatizou.
O homenageado iniciou sua fala na tribuna enaltecendo a avó materna, a professora Neusa Serejo da Silva, que lhe inspirou na promoção de ações sociais. Ele ressalta que ela teve 21 filhos, a maior parte adotivos.
“Veio dela essa vontade de ajudar o próximo e que permanece em mim. Eu cresci com isso. Ela tinha uma escola na qual ajudou muitas crianças e jovens. Fazia caridade, ajudava quem ela via que precisava e hoje, a escola acabou, minha avó não está mais entre nós, mas, os ensinamentos dela são para sempre”, enfatizou Fernando Mariano Júnior.
Ele destacou ação do vereador Raimundo Penha, Projeto Superação, do qual foi coordenador e que insere crianças, adolescentes, adultos e idosos em aulas de dança, luta e zumba.
“Era mais que aula de dança. Era o momento em que, muitas pessoas que precisavam, estavam ali, naquele momento, tendo uma oportunidade de conversar, de socializar e de se comunicar. Sinto falta deste projeto, onde eu aprendi muito e que me fez continuar seguindo ajudando as pessoas”, frisou Fernando Mariano Júnior.
E concluiu agradecendo o reconhecimento ao vereador Raimundo Penha. “Agradeço, me sensibiliza muito este reconhecimento e digo que, você, Raimundo Penha, tem em mim um amigo, hoje e sempre”, enfatizou o homenageado.
O homenageado foi destacado pelo presidente do Instituto de Previdência de São José de Ribamar, Sutelino Coimbra Neto. “O Fernando tem uma grande capacidade de olhar, atender e acolher as pessoas. Quando ele chegou em nossa comunidade, ele fez a grande mudança, incentivando os projetos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Transformou o instituto em uma entidade que, de fato, sabe acolher as pessoas. Agradeço a ele por ser essa pessoa e esta homenagem é uma confirmação de tudo que ele é”, frisou.
Participaram da solenidade a mãe, Marielva do Espirito Santo da Silva, que mostrou emoção durante a concessão da honraria, amigos e demais familiares do homenageado, além de representantes de institutos, entidades e comunidades que receberam seu auxílio.
Histórico
Fernando Mariano Souza Júnior recebeu uma das maiores honrarias da Câmara, por conta de seus relevantes e destacados serviços prestados na gestão administrativa nos órgãos em que atuou na capital maranhense, na área social e na cultural.
O homenageado é formado em Administração e cursa Direito. Casado e pai de três filhos, chegou a São Luís e, morando na Coreia de Cima, inspirado por sua avó materna, a professora Neusa Serejo da Silva, começou a se envolver com o movimento estudantil e a participar de ações e gincanas, sempre com finalidade filantrópica, no Instituto Educacional São Lázaro.
Na cidade de Maracaçumé, implantou a primeira turma de Curso de Técnico em Enfermagem. Trabalhou na área do esporte e foi professor de Educação Física e de Handebol em escolas da capital. Ele deu apoio a blocos de carnaval, times de futebol, igrejas, associações e projetos sociais, tendo coordenado o Projeto Superação, idealizado pelo vereador Raimundo Penha. O projeto insere crianças, adolescentes, adultos e idosos em aulas de dança, luta e zumba.