As homenagens foram proposições apresentadas pelo Coletivo Nós.
Texto: Isaías Rocha
Três personalidades tornaram-se, na tarde desta quinta-feira, 26, novos cidadãos ludovicenses: o padre Sérgio Henrique Garcia de Braga Mello; e as assistentes sociais Sorimar Saboia Amorim e Lúcia das Mercês Diniz Aguiar. A outorga é concedida a pessoas nascidas fora da cidade, que fazem jus à honraria, em razão de mérito em prol da capital.
Os vereadores do Coletivo Nós, compuseram a mesa da solenidade, sendo presidida por Eni Ribeiro e tendo Eunice Chê e Flávia Almeida na secretaria dos trabalhos. As homenagens foram proposições apresentadas pelo mandato coletivo, sendo aprovadas por unanimidade por todos os vereadores.
A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara e contou com a participação de familiares dos homenageados, amigos e representantes de entidades ligadas aos três agraciados.
Reconhecimento justo
Na abertura da condecoração, a vereadora Raimunda Oliveira, uma das integrantes do Coletivo Nós, fez a saudação aos condecorados ressaltando a importância de homenagear personalidades concedendo-lhes naturalidade ludovicense, como forma de reconhecimento pelo trabalho que os três desenvolvem na área social da cidade.
“Sempre que agraciamos pessoas aqui em solenidade, levamos em consideração o amor que elas têm por São Luís e os três homenageados de hoje possuem a premissa desse amor pela cidade”, frisou.
“Com essa cerimônia, a partir de hoje, os três são considerados cidadãos ludovicenses, assim como as pessoas que aqui nasceram”, acrescentou o Eni Ribeiro, que presidia a sessão, sobre o valor simbólico da homenagem.
Nas palavras de agradecimento, os homenageados demonstraram todo o amor pela capital e ficaram emocionados ao destacar a felicidade por receber a honraria.
“Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de eu renascer em São Luís”, declarou Sérgio Mello. “É um título que muito me honra e me comove pela simbologia que representa”, disse Sorimar Amorim. “Aqui construí minha carreira, minha família, minha vida”, completou Lúcia Aguiar.
Trajetória de notáveis
O Título de Cidadão Ludovicense é a honraria mais importante que a Câmara pode entregar a pessoas nascidas em outras cidades. No caso de ludovicenses de destaque, é concedida outra condecoração, chamada de Medalha Simão Estácio da Silveira. Ambas as homenagens são regulamentadas por dispositivos próprios da Casa.
Conheça cada um deles
Sérgio Mello
Nascido na cidade de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, o religioso Sérgio Henrique Garcia de Braga Mello já esteve à frente de várias paróquias da cidade, tendo dirigido a Rádio Educadora no período de 2000 a 2003.
Durante toda a sua trajetória, desenvolveu atividades relevantes, a exemplo do acompanhamento espiritual de diversas instituições de ensino da cidade e do país, além de dirigir a segunda etapa do Encontro de Casais com Cristo; de coordenar o Encontro Matrimonial Mundial da Casais e de exercer a função de juiz colaborador do Tribunal Eclesiástico de São Luís, entre outras.
Sorimar Amorim
Segunda homenageada, no âmbito dos movimentos sociais, Sorimar Amorim foi fundadora e presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na área profissional, realizou uma pesquisa de satisfação sobre a qualidade do atendimento socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), o que lhe levou a assumir o cargo de Coordenadora Estadual de Articulação Municipal, sensibilizando os gestores municipais governamentais e da sociedade civil para implantar Núcleos de Atendimento socioeducativo para adolescentes em cumprimento de medidas em meio aberto. É servidora efetiva da Secretaria Municipal da Criança e de Assistência Social (SEMCAS), cedida à Funac, onde comanda a pasta há mais de 20 anos.
Lúcia Aguiar
Por fim, natural de Cajapió, Lúcia Diniz Aguiar, ao se mudar para uma área de periferia no bairro Vila Palmeira, engajou-se na catequese e no grupo de jovens da Igreja Católica, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Bairro Alemanha), onde iniciou sua vivência de base comunitária que deu todo o tom a sua caminhada humana, militante e profissional, tendo uma atuação marcante como integrante no Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes (CMDCA).
É importante destacar os últimos 15 anos de exercício profissional de Lúcia Diniz na Funac, onde tem desenvolvido grandes projetos voltados para este público.