A luta que vinha sendo travada pelos moradores do bairro do Coroado, juntamente com alguns vereadores de São Luís, em prol da reforma da Unidade Escolar Básica Prof. ª Camélia Costa Viveiros rendeu bons frutos. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED entregou a escola reformada à comunidade.
A saga pela reforma da escola teve início mês de maio, quando moradores do bairro e alunos estiveram na Câmara Municipal protestando quanto as condições precárias da escola, que atende crianças de 6 a 14 anos da região. Na oportunidade, alguns vereadores, como Honorato Fernandes (PT), Estevão Aragão (PSDB), Marcial Lima (PRTB) e César Bombeiro (PSD) atenderam a solicitação da comunidade, formando ainda uma comitiva para visitar a UEB.
O vereador Honorato Fernandes (PT), em uma postagem publicada na terça-feira (27) em suas redes sociais, relembrou a luta travada pela comunidade juntamente com os vereadores.
“No mês de maio eu, juntamente com os vereadores Estevão Aragão, Marcial Arruda e César Bombeiro, atendendo convite da comunidade, visitamos Unidade Escolar Básica Prof. ª Camélia Costa Viveiros, no bairro do Coroado. No local, constatamos um quadro preocupante. Salas de aula sem condições de uso, banheiros quebrados e fiação comprometida. Nos juntamos a pais e mães e pleiteamos junto à Secretaria Municipal de Educação medidas urgentes no local”, destacou o parlamentar, no post.
O vereador concluiu o post descrevendo seu sentimento de satisfação por conta da reforma e agradecendo o secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, por atender o pleito da comunidade encaminhado pelos vereadores.
“É com alegria que constatamos que a escola passou por reforma e está em condições de funcionamento. Parabéns a comunidade que se uniu e lutou pelo direito das crianças a terem aula num ambiente saudável. Obrigado aos moradores do Coroado que nos convidaram a ser voz desta importante demanda. Agradeço ainda a atenção do professor Moacir Feitosa ao ouvir o clamor dos professores e dos pais de alunos e ter agido prontamente”.
Outro agradecimento pela reforma da escolar também foi registrado por Jainara do Coroado, mãe de dois alunos da UEB, conforme registra o comentário da mesma feito no post.
“Uma luta conquistada com muito esforço e dedicação. Eu, como mãe de 2 alunos que estudam nessa escola, agradeço imensamente a dedicação de todos os pais, professores e alunos que se fizeram presentes em todos os momentos de lutas e aflição”, registrou Jainara, agradecendo ainda os vereadores, em especial o vereador Honorato Fernandes, por ter somado forças com a comunidade na luta pela reforma da escola.
“Grata aos Vereadores que nos receberam na Câmara Municipal e imediatamente se colocaram à disposição para vir até a escola visitar e se juntar a nós nessa luta. Vereadores @estevaoassuncao, @marciallimavereador, @vereadorcezarbombeiro, e em especial @honorato_fernandes, que sempre que buscamos informações sobre o andamento nos atendeu com toda atenção”, finalizou a moradora, no comentário.