O vereador Umbelino Junior (Cidadania 23) conversou, na manhã desta quinta-feira, 13, com cobradores que atuam no transporte coletivo de São Luís. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, cerca de 20% dos profissionais foram demitidos nos últimos meses e, com isso, os motoristas estão acumulando funções no transporte público da capital.
Na reunião, a categoria ainda denunciou que está com os salários e férias em atraso, acúmulo da carga horária de trabalho e também estão sem receber benefícios, como ticket alimentação.
Durante o diálogo, Umbelino informou que existe um projeto de lei de sua autoria que proíbe que motoristas de ônibus e micro-ônibus acumulem funções, mesmo nos veículos que possuam bilhetagem eletrônica.
Segundo a proposta, os consórcios que descumprirem a norma, terão os veículos retirados de circulação e, em caso de reincidência, será suspensa a permissão da linha em que o veículo faz o trajeto.
O projeto de lei n° 148/19 está em análise na Câmara Municipal de São Luís. “Além de ouvir a categoria, precisamos ir em busca de uma solução. Por isso, apresentei esse projeto e estamos atuando para que seja aprovado e sancionado. Por isso, é muito importante o apoio dos profissionais nessa luta”, enfatizou Umbelino.
O parlamentar informou ainda que o projeto está em avaliação na Câmara Municipal de São Luís e a previsão é que a proposta entre em votação na próxima semana.