Vereador anunciou que deu início a estudo mais aprofundado das contas públicas municipais para dar resposta à sociedade
O vereador Umbelino Júnior (PL) utilizou a tribuna da Câmara de São Luís durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6, e teceu críticas à gestão que tem sido feita pelo prefeito Eduardo Braide (sem partido) na capital maranhense. Na ocasião, o parlamentar comunicou que tem feito estudos acerca das contas públicas municipais e que buscará apoio em órgãos públicos de função fiscalizatória para “dar uma resposta muito grande à sociedade”.
Um dos temas abordados por Umbelino Júnior durante o discurso no Pequeno Expediente foi o Meio Ambiente. Na oportunidade, ele tratou da poluição de rios e praias da capital maranhense, bem como sugeriu ao gestor municipal captação de recursos nos demais entes federativos para solucionar a questão.
“São Luís é uma cidade maravilhosa. Digo maravilhosa pela sua gente e pelo seu povo, mas ela precisa ser muito mais lapidada. Há rios morrendo na nossa cidade porque tem esgoto sendo despejado neles. A população de São Luís tem ido para outros municípios, estados ou países para que possa usufruir daquilo que necessitamos enquanto seres humanos que é da natureza. Vivemos em uma selva de pedra que nos estarrece enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente. Temos praias belíssimas e um litoral maravilhoso. No entanto, faltam políticas públicas voltadas para a área. Falo da esfera municipal sim, porque o gestor público do município tem que captar recurso no Estado, no Governo Federal, independente de coloração partidária. Ele não pode deixar de ir em busca de recurso por uma questão de egoísmo ou de querer ter o protagonismo de tal feito. Com isso quem ganha é a população e todos que aqui moram”, assinalou Júnior.
Ao continuar com a realização de críticas à gestão atual da Prefeitura de São Luís no discurso, o parlamentar também tratou do Turismo, em especial da atual situação do Centro Histórico da capital maranhense.
“Meu retorno à Câmara foi antecipado devido ao fato de observamos que já estamos com quase dois anos de mandato e não vermos, de fato, para que o prefeito Eduardo Braide foi eleito. Vemos os comerciais e são aquelas as velhas práticas em que se faz uma edição de vídeo e fica tudo bonitinho. Parece que lá não tem esgoto e nem um monte de desfeitos e desmandos que estão acontecendo. Não vamos longe. Aqui no Centro Histórico você sente um fedor e vê uma coisa realmente triste com nosso Turismo. Precisamos, de fato, avançar cada vez mais. Retornamos para a Câmara porque a população começa a gritar, a pedir e a suplicar para que realmente as políticas públicas aconteçam”, comentou Umbelino Júnior.
O vereador também anunciou que deu início a estudos mais efetivos acerca das contas municipais e ainda sugeriu ao prefeito Eduardo Braide realizar uma audiência pública com a presença da sociedade civil para prestar contas acerca da aplicabilidade de recursos recebidos pela Prefeitura de São Luís até o momento.
“A gente começou, de forma mais efetiva agora, a fazer uma série de levantamentos acerca de bilhões de reais. É muito dinheiro. Acho que tem gente que nem consegue imaginar o volume de dinheiro que já foi recebido pelo prefeito para que ele possa estar simplesmente fazendo festa – o que é importante. A nossa ilha é a ilha do reggae. Ontem teve Eric Donaldson e tantos outros que ele contratou. É muito importante sim, porque o nosso povo é um povo vibrante e alegre que gosta de desses momentos; mas a gente não pode comemorar algo que, infelizmente, não se tem e é o principal: saúde, educação, esporte, cultura e tantos outros segmentos importantes do poder público. De fato, o que a gente vê é aquela mesma prática sempre. O prefeito vem e faz alusão, muitas das vezes, a obras faraônicas que não são de iniciativa do poder municipal, como é o caso da Morada do Sol, cujo recurso é totalmente do Governo Federal e não do Município. Acho sinceramente que o mérito tem que dado para quem o tem de fato. Não vou fazer alusão, mas quero deixar esse registro: que o prefeito possa deixar de lado aquilo que é de competência de outros entes e dá ênfase à prestação de conta desses bilhões de reais que ele já recebeu. Espero que ele possa vir a esta Casa de Leis, a essa Casa Fiscalizatória, para fazer uma audiência pública não somente com os vereadores, mas com a população, para dizer como foi aplicado esse montante gigantesco de recursos ao longo de quase 2 anos de mandato”, disse Umbelino Júnior
Acerca dos estudos sobre as contas do Município de São Luís, o vereador acrescentou que tem buscado órgãos de controle para auxiliá-lo na análise e ainda afirmou que dará uma resposta à sociedade. “A gente não entende muito bem o que está acontecendo, mas a gente vai se aprofundar bastante, de verdade e efetivamente, para que a gente não possa fazer acusações infundadas. Com certeza vamos uma dar uma resposta muito grande e em breve para a sociedade de São Luís. Eu quero deixar esse alerta. A gente, agora, já está intensificando o trabalho fiscalizatório e não mediremos esforços em todos os entes da Federação e órgãos de controle: Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e todos os demais. Buscaremos apoio em todos os órgãos de controle”, afirmou Umbelino Junior.
Antes de finalizar o discurso, o vereador anunciou que, às 11h, iria até a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís (Apae) para fazer a entrega da indicação de emenda parlamentar feita por ele no valor de R$ 640 mil à referida instituição.