Iniciativa do vereador Marlon Botão, evento teve como objetivo discutir melhorias para a categoria
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta sexta-feira (08), um painel temático com o tema “Piso Salarial e Melhoria das Condições de Trabalho para os agentes de Limpeza Urbana de São Luís”. Proposto pelo vereador Marlon Botão (PSB), o evento teve como objetivo principal discutir a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos profissionais da área.
Entre as principais demandas da categoria figuram reajuste salarial, aumento no valor do ticket alimentação e a redução da carga horária de trabalho, entre outras melhorias. A reunião contou com a presença de autoridades e profissionais do setor, reforçando a importância do diálogo entre os trabalhadores e a representação do poder público.
Presidindo a mesa, Marlon falou que os agentes de limpeza exercem o papel fundamental no equilíbrio ambiental da cidade, sobretudo por se tratar de uma ilha. “Cuidar dos direitos dos agentes de limpeza é fundamental”, acrescentou, lembrando que “cuidar de quem cuida da gente” é, sobretudo, pensar em uma cidade mais humana, justa, igualitária e inclusiva.
Convidado como painelista na discussão, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) falou que a categoria dos agentes de limpeza urbana precisa ser valorizada e, fazendo referência à Constituição Federal, ressaltou que é através dela que se pode garantir os direitos fundamentais. “Tenho muito orgulho de ser um dos que luta pelos pisos salariais, entre os 513 parlamentares da Câmara Federal”, declarou o parlamentar, que é defensor e relator de projetos que dispõem sobre o piso salarial e a revisão da jornada de trabalho de diversas categorias, incluindo a dos agentes de limpeza.
Duarte lembrou que a categoria atualmente não possui regulamentação. “É importante uma legislação que lhes garanta um piso salarial e uma jornada de trabalho dignas”, relatou o deputado, destacando que a ideia do projeto de lei em tramitação na Câmara Federal é regulamentar, inclusive, o adicional de insalubridade, não previsto em nenhuma lei vigente. “Meu objetivo ao vir aqui é ouvi-los, para ver o que pode ser melhorado, para garantir a qualidade de vida de vocês”, pontuou.
Falando em nome da categoria, o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís, Maxuel Bezerra, agradeceu a iniciativa do painel e lembrou que o projeto em tramitação na Câmara Federal não abrange somente os garis, mas a todos que trabalham em atividades de limpeza. “Esperamos que a gente seja reconhecido, porque não é fácil o que passamos todos os dias nas ruas”, complementou Wellington dos Anjos, agente de limpeza que representou a categoria na mesa do painel.
O dirigente sindical da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Júlio Guterres falou da sua alegria em ver o plenário tomado pelos trabalhadores, destacando ainda a iniciativa de Marlon Botão ao propor a discussão e a importância do projeto em benefício da categoria, em tramitação no Legislativo Federal. “A redução da jornada de trabalho, por exemplo, é uma
batalha antiga do movimento sindical. O ‘1º de maio’ já foi uma luta em defesa da redução da jornada de trabalho, assim como buscamos em todos os momentos estabelecer pisos das categorias”, disse, ressaltando que esses são passos importantes para a qualidade de vida dos trabalhadores.
Também fizeram parte da mesa, o presidente do Sindicato das empresas de Asseio e Conservação do Estado do Maranhão (SEAC-MA), José William Câmara Ribeiro; e, o presidente da Federação de Turismo do Estado do Maranhão, Luiz Henrique Pereira.