Vereador Beto Castro aplaude desembargador Guerreiro Júnior pelo brilhante trabalho no TJ/MA
O vereador Beto Castro (PROS) protocolou moção na Câmara Municipal pedindo que a Mesa Diretora da Casa encaminhe aplausos e congratulações ao meritíssimo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Antonio Pacheco Guerreiro Júnior.
Na moção, que recebeu o aval dos demais vereadores, Beto Castro reconhece que o meritíssimo desembargador Guerreiro merece aplausos pela nobre e brilhante carreira de magistrado e pelos seus relevantes serviços prestado ao Poder Judiciário do Maranhão.
Para Beto Castro, trabalho de Guerreiro sempre foi pautado pelo seu caráter humanitário, servindo as pessoas humildes e levando a justiça aos mais necessitados, fortalecendo com extrema sabedoria a democratização e a universalidade da justiça.
No documento que vai a plenário nos próximos dias, Beto Castro diz que a Câmara Municipal tem a honra e o orgulho em prestar a legítima e merecedora homenagem ao nobre desembargador.
BRILHANTE CARREIRA
O desembargador Antônio Pacheco Guerreiro Júnior nasceu em São Luís, onde concluiu sua formação acadêmica. Foi auxiliar de escritório do Tribunal de Justiça do Maranhão; diretor da Corregedoria Geral da Justiça; escrivão dos feitos da Fazenda Pública da Capital e juiz de Direito, aprovado em concurso público.
Exerceu a Magistratura junto às Comarcas de Guimarães, Cururupu, Cedral, Pinheiro, Turiaçu, Cândido Mendes, Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Chapadinha, Bacabal, Lago da Pedra, São Mateus, São Luís Gonzaga, Olho d´Água das Cunhãs, Vitorino Freire, Paulo Ramos, Altamira do Maranhão, Pio XII e São Luís.
Fora da Justiça, o desembargador Antônio Pacheco Guerreiro Júnior exerceu o cargo de presidente da Cooperativa dos Profissionais Autônomos do Maranhão, vice-presidente da Cooperativa de Livros dos Universitários, participando ativamente de todas as lutas pelo melhoramento do ensino superior.
Possui especialização em Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Tributário e Financeiro. Recebeu comendas de grande vulto na área jurídica, como as medalhas do Mérito Judiciário e Bento Moreira Lima, bem como os títulos de cidadania dos municípios de Itapecuru e Bacabal.
Foi condecorado, ainda, com a Medalha Simão Estácio da Silveira, concedida pela Câmara Municipal de São Luís. Recentemente, sua produção como jurista foi matéria de capa de publicação de destaque nacional, a Revista Consulex, sobre crédito rural. Desde 1998 ocupa o cargo de desembargador do TJ/MA.
Texto: Suelda Santos