Vereador debate volta de vendedores
ambulantes nos terminais de integração
O vereador Edson Gaguinho (PHS) se reuniu com os vendedores ambulantes, na manhã desta quinta-feira (30). O encontro ocorreu no auditório do Memorial Maria Aragão e contou com a participação do vereador Honorato Fernandes (PT) e Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A reunião serviu para debater a volta dos vendedores ambulantes aos terminais de integração de São Luís.
A categoria vem lutando pela permissão para voltar a trabalhar dentro dos terminais. Edson Gaguinho foi quem encampou a luta em prol dos comerciantes, com ajuda de outros vereadores.
O Presidente do Sindicato de Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, conhecido como Ribinha, disse que a categoria precisa voltar a trabalhar dentro dos terminais e inclusive pretende firmar um termo de compromisso com a Prefeitura de São Luís no sentido de padronizar as vendas. Entre os itens que os vendedores devem cumprir estão: Não sair do local permitido para fazer vendas, não ocupar as plataformas e colunas, manter o local sempre limpo, ser responsável por qualquer ato ilícito, não exceder o espaço permitido por lei que é de 1,20/80 cm, usar crachá e fardamento. “Nós precisamos voltar a trabalhar dentro dos terminais, o nosso ganha pão está alí. O vereador Edson Gaguinho é quem está nos ajudando, com ajuda dele e de Deus vamos resolver tudo e voltar a fazer nosso trabalho”, comentou Ribinha.
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão disse que também pretende ajudar a categoria. O defensor Jean Carlos Nunes conversou com os ambulantes e já está tomando as providências necessárias. “O papel da defensoria é defender a sociedade. Vamos trabalhar para que tenhamos como resultado uma resolução célere, em defesa da causa desse segmento. Já conversei com os vendedores e agora eles farão um detalhado levantamento da atual situação do comércio informal nos terminais, a fim de auxiliar nas negociações”, explicou Jean.
Os participantes da reunião interagiram com perguntas e puderam tirar dúvidas. José Ribamar que vendedor ambulante há mais de 5 anos disse que a reunião foi produtiva. “Foi muito importante esse encontro porque pudemos tirar nossas dúvidas. Vamos fazer tudo conforme o acordo para voltarmos a trabalhar nos terminais”, disse.
Para o vereador Edson Gaguinho, a união da classe e o cumprimento dos acordos firmados com o poder público é extremamente importante para que os vendedores ambulantes voltem aos terminais e façam um bom trabalho. “A venda de lanches, sucos, água de coco, refrigerantes, entre outros alimentos, faz parte da cultura de todas as cidades do país. Se todos trabalharem da forma correta, padronizados, vamos ter apoio de toda a sociedade. Eu estou nesta luta porque sei o quanto esse trabalho é importante para todos que estão aqui. Tenho certeza que a prefeitura vai nos ajudar”, finalizou o vereador.
NOVO CAMELÓDROMO
O vereador Edson Gaguinho, fez uma importante visita nesta quinta-feira (30), à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH). Acompanhado de assessores e do Presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, foi recebido pelo gestor da pasta, Leonardo Andrade. Na pauta da reunião, a construção do camelódromo em São Luís e de espaços de lazer em bairros da cidade.
O parlamentar apresentou o pré-projeto do camelódromo, uma espécie de Mercado Popular do Camelô. A ideia é construir um espaço para os vendedores ambulantes comercializarem seus produtos, isso para melhorar o atendimento à população e garantir mais segurança e privacidade aos profissionais. “Com o camelódromo a categoria vai poder trabalhar em condições apropriadas. Tenho certeza que a Prefeitura de São Luís vai nos ajudar. Quem trabalha no comércio informal precisa trabalhar de forma digna”, explicou o vereador. Edson Gaguinho também reivindicou espaços de lazer para diversos bairros da cidade.
O Secretário de Urbanismo e Habitação, Leonardo Andrade, parabenizou a iniciativa do vereador. “Fico feliz em ver a preocupação do vereador Edson Gaguinho em querer melhorar, tanto a vida de quem trabalha no comércio informal, como na questão urbanística da cidade. A ideia do camelódromo é excelente, vamos analisar e ver a possibilidade da construção”, finalizou o secretário.
Texto: Da assessoria do vereador