Vereador deseja parceria de governos em
programas de combate ao aedes aegypti
Solicitando encaminhamento de ofício ao governador Flávio Dino sugerindo a viabilização de parceria com a administração municipal para fortalecimento dos programas de mobilização para combate a dengue e chicungunia, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) apresentou uma indicação neste sentido na Câmara Municipal de São Luís, obtendo a aprovação em plenário. Segundo ele, “de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde para atender 80% de cobertura domiciliar, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, foram criados e implantados projetos inovadores, objetivando combater o alto índice de proliferação e ocorrência desse agravo à saúde pública”.
Enfatiza o parlamentar social democrata que “esses projetos são de grande alcance e portanto necessitam de maior apoio dos demais setores do governo com recursos materiais e insumos de forma que sejam eliminados os focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti e haja combate e controle efetivo das infestações, sendo viabilizada uma ampla ação de promoção de saúde para a população”.
Na sua proposição ilustrando o tema, o vereador tucano assinala que “os referidos projetos constituem-se, prioritariamente, em Equipe de Educação em Saúde, descentralizada para as áreas distritais da capital, que em visitas domiciliares executam além da conscientização dos seus habitantes, também procedem a ‘desinfecção e coloração da água”. Completa ele que esse trabalho tem o objetivo de eliminar o mosquito transmissor de doenças e reduzir a proliferação de outros microrganismos.
Josué Pinheiro destaca que “em outra programação são realizadas ações em parceria com a SEMOSP, onde orientam para os operadores dos estabelecimentos”. Ele cita que esses locais são ferro velho, borracharias, sucatões e etc. “Concomitantemente são recolhidos sucatas, pneus velhos e bagulhos volumosos, que após triagem são transportados para locais de descarte apropriado”, acrescenta ele.
Finalizando, Josué Pinheiro entende “ser de grande importância a viabilização de parcerias entre os governos estadual e municipal, para que haja um bom desempenho de ações prioritárias, que visam zelar pela saúde da população e dá um combate mais efetivo ao mosquito Aedes Aegypti, evitando sua ação e proporcionando mais zelo com os lares de nossa cidade. E acreditando na sensibilidade das nossas autoridades é que apresento a proposta em tela, confiando na sua concretização”.
Texto: Alteré Bernardino