Uma sessão solene foi realizada, na tarde desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de São Luís, em homenagem aos 50 anos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), celebrados neste ano.
Proposta pelo vereador Honorato Fernandes (PT), a solenidade contou com a presença do reitor da UEMA, professor Gustavo Pereira da Costa; do ex-reitor da instituição e primeiro aluno do curso de agronomia, professor José Augusto Silva Oliveira; do primeiro diretor da Faculdade de Agronomia do Estado do Maranhão, Lourenço José Tavares Vieira da Silva; do presidente do CREA-MA, Berilo Macêdo; da diretora do curso de agronomia da UEMA, Maria Cristina da Silva Mendonça e da diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Ana Maria Silva de Aráujo.
Segundo o propositor da homenagem, para a Câmara de Vereadores, é sempre gratificante reconhecer o trabalho de instituições e pessoas que contribuem de forma consistente para o desenvolvimento do estado.
“Esta solenidade representa o reconhecimento de uma instituição extremamente forte, que ajudou a construir a vida profissional de centenas de homens e mulheres do nosso estado. Por isso, para o nosso mandato é extremamente gratificante prestar esta homenagem aos homens e mulheres que, na década de 60, lutaram pela criação deste curso e hoje fazem parte da história desta instituição. Nada mais justo do que este reconhecimento” destacou o vereador Honorato.
Em seu discurso, o reitor da UEMA, professor Gustavo Pereira da Costa afirmou que a homenagem revela o quanto o curso contribuiu com o desenvolvimento local e regional, formando profissionais e fortalecendo a produção científica do Maranhão.
“Ao longo desses 50 anos o curso de agronomia da UEMA tem formado profissionais para atender as necessidades do nosso estado. Celebramos, portanto, 50 anos de contribuição do curso para o desenvolvimento do Maranhão, formando profissionais de agronomia e fortalecendo o conhecimento técnico científico que diz respeito à agricultura e a pecuária”, afirmou o reitor ressaltando ainda a importância do profissional de agronomia para a promoção do desenvolvimento sustentável e proteção do planeta.
“Nosso curso forma profissionais de agronomia, cuja atuação é ligada diretamente também aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis estabelecidos pela ONU, como a erradicação da pobreza, meta associada à produção de alimentos, ao manejo do solo, ao fornecimento de água e energia limpa, aos bens renováveis e a forma como se promovemos e protegemos o planeta”, disse.
Ao final da solenidade, como forma de destacar a contribuição do curso de agronomia no desenvolvimento econômico, social e científico do estado do Maranhão, foi realizada a entrega das placas de honraria aos profissionais que lutaram pela construção do curso.