O vereador Honorato Fernandes (PT) participou, nesta quinta-feira (05), da Primeira Edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim, realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na feira, comunidades de São Luís e de Tauá-Mirim puderam comercializar e divulgar a produção de alimentos da agricultura familiar, 100% orgânicos e livres de agrotóxicos.
Para Honorato, “a feira, além de oferecer à população da cidade a possibilidade de ter acesso a uma alimentação mais saudável, se constitui como uma vitrine para os pequenos produtores da zona rural que preservam o meio ambiente e a diversidade local”, destacou o vereador, ressaltando ainda a luta que vem sendo travada pelas comunidades da Resex em prol da preservação de seus territórios, ameaçados atualmente por grandes instalações industriais, metalúrgicas e portuárias.
“Estes produtores, infelizmente, hoje veem suas atividades ameaçadas, em virtude da invasão que vem sendo promovida por grandes empreendimentos, com a conivência obviamente do poder público”, disse Honorato, parabenizando a Associação dos Professores da UFMA (Apruma) e o Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma), que em parceria com Conselho Gestor da Resex de Tauá-Mirim, Associação Agroecológica Tijupá e o Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) organizaram o evento.
“Portanto, a Apruma, o Gedmma, grupos da universidade que promoveram essa pareceria com o MST e o conselho gestor da Resex estão de parabéns pela iniciativa. Pois, o que nós precisamos é de ações como esta, que mostram que a nossa zona rural tem vida e que produz. O que ela precisa é de políticas de incentivo e de apoio às produções lá desenvolvidas”, afirmou.
Produtores da Vila Embratel e da Resex de Cururupu também participaram da feira, onde foram comercializados produtos alimentícios, como cheiro-verde, galinha caipira abatida, pimentas, caranguejo, polpas de frutas regionais, carambola, manga, biscoito de mesocarpo de babaçu, macaxeira, bolo de tapioca, maxixe, tomate, além de artesanatos produzidos pelas comunidades participantes.