O vereador Honorato Fernandes (PT) esteve reunido, nesta quarta-feira,19, com trabalhadores (as) responsáveis pela inspeção sanitária dos matadouros do município de São Luís. Na oportunidade, os profissionais, que prestam serviço para a Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento (Semapa), relataram passar por várias situações de violação de direitos, como baixa remuneração, falta de transporte, não fornecimento e uso de EPIs adequados, exposição a condições de insalubridade, etc.
“Os trabalhares e trabalhadoras que atuam nos matadouros trabalham de forma precária, expostos a ambientes insalubres, recebem um salário vergonhoso e a Secretaria, pra completar, ainda não paga o adicional de insalubridade, sob alegação, de que os trabalhadores são serviços prestados”, disse Morgenio Farias, diretor da Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal do Estado do Maranhão (FETRAM-MA) e funcionário aposentado da SEMAPA.
Presente na reunião, a veterinária Célia Costa ressaltou a importância da atividade exercida pelos inspetores sanitários, uma vez que “cabe a estes profissionais, dispondo de condições dignas ou não de trabalho, a responsabilidade pela rigorosa avaliação das carnes, tão necessária para atestar a qualidade do alimento, garantindo à população que o produto vá para suas casas tendo qualidade atestada”, ressaltou.
Após ouvir os relatos dos trabalhadores (as), o vereador Honorato caracterizou a situação exposta como “vergonhosa”, embora tenha reconhecido também que o problema é histórico e vem se arrastando de gestão em gestão.
“Infelizmente, todo cenário vergonhoso relatado aqui é um retrato do tratamento que a Prefeitura de São Luís já vem dispensando ao longo de muitos anos, só se arrasta de gestão em gestão”, destacou o parlamentar.
Como encaminhamentos da reunião, Honorato sugeriu e já deixou marcada uma visita com os profissionais a um matadouro, para acompanhar in loco a realidade laboral deles. Além disso, o parlamentar se comprometeu a intermediar uma reunião entre o secretário da SEMAPA, Ivaldo Rodrigues, a titular da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Mittz Fabíola Rodrigues e os profissionais, a fim de discutir as questões pautadas.