O vereador Honorato Fernandes (PT) utilizou a tribuna durante a sessão plenária de hoje (12), para pontuar a relevância social e econômica da área Itaqui-Bacanga e solicitar a órgãos municipais e estaduais serviços voltados para comunidade da região.
Iniciando o pronunciamento, o vereador Honorato destacou a importância econômica da região Itaqui Bacanga, localidade tipicamente portuária, onde estão situados os principais setores indústrias e econômicos de São Luís, portanto, uma das maiores fontes de arrecadação da cidade.
“Quero hoje propor uma reflexão com relação à região Itaqui Bacanga, uma das áreas mais ricas da cidade, compreendida por mais de 60 bairros, que contribui com o desenvolvimento, geração de renda e emprego e com um dos tributos que compõem o maior bolo da arrecadação do município de São Luís, o ISS”, destacou o parlamentar.
Os destaques feitos por Honorato com relação à relevância da região Itaqui Bacanga para o desenvolvimento de São Luís foram utilizados para fundamentar algumas solicitações feitas posteriormente. A priori, um pedido de recuperação asfáltica para os bairros Vila Nova, Anjo da Guarda e comunidade do Bonfim.
“Portanto, dada a relevância da região para a nossa cidade, quero hoje solicitar alguns serviços para a área, Primeiramente, gostaria de pedir à SEMOSP que considere a inclusão às ações do programa São Luís em Obras das principais vias do Anjo da Guarda, da Vila Nova e, em especial, da região do Bonfim”, pontuou.
Dando sequência à série de solicitações, Honorato destacou o estado de precariedade das residências dos moradores da comunidade do Bonfim, solicitando dessa forma ao secretário Rubens Pereira Júnior a inclusão dos moradores no programa Cheque Minha Casa, voltado para apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de moradias já existentes.
“Peço ainda ao secretário Rubens que lance um olhar de atenção para os moradores da comunidade do Bonfim que residem na área próxima à igreja, de modo a analisar a possibilidade de contemplá-los com o programa Cheque Minha Casa”, solicitou o vereador, que finalizou a fala direcionando o último pedido à Secretaria de Urbanismo e Habitação, para averiguar a possibilidade de regularização fundiária do terreno da igreja do Bonfim, que, de acordo com Honorato, hoje sofre com ameaças de ocupação.
“À Secretaria de Urbanismo, solicito que verifique a regularização do terreno da igreja do Bonfim, requerida pela comunidade e que, há tempos, luta para registar o terreno, que vem sendo alvo de ações de ocupação, não para moradia, mas para obtenção de lucro posterior com a venda de lotes”, finalizou.