O parlamentar chamou atenção para a importância das escolas estarem em condições de receber os alunos
O vereador Marlon Botão (PSB) uso a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta segunda-feira (21), para pontuar o retorno às aulas na rede municipal de ensino, marcado para terça-feira (22). Tratou ainda de um projeto de sua autoria que sugere a criação de uma comissão para debater o reajuste aos servidores do município.
“Algo importantíssimo, pois todos sabemos da dificuldade que é o aprendizado na forma híbrida, contudo, para o retorno às aulas, precisamos de uma estruturação mínima da rede municipal de educação. Esse final de semana, visitei diversas unidades escolares para acompanhar de perto a situação dos prédios”, disse o vereador.
O parlamentar apresentou dados sobre algumas unidades escolares. Segundo seu levantamento, 14 de um total de 260 escolas estavam sem condições de estrutura para retorno às aulas.
“Estes prédios foram desligados da rede municipal, ficando 246 escolas sob a responsabilidade do executivo municipal. Destas, 200 receberam algum tipo de manutenção por parte da prefeitura. Foi feito o principal para que tornasse possível a volta das aulas”, frisou.
Marlon Botão ressaltou os esforços que vêm sendo colocados para que o retorno às aulas seja seguro e adequado aos estudantes da rede. “Há muito o que fazer ainda, sim, é inegável, mas, as principais questões estão sendo feitas e é disso que me orgulho”, enfatizou.
Reajuste de servidores
O parlamentar também tratou de projeto da sua autoria solicitando a criação uma comissão para traçar estudo técnico-analítico avaliando o real impacto financeiro do aumento aos servidores municipais. Essa comissão será formada por membros da sociedade civil organizada, representantes da Câmara e do executivo municipal.
“É algo importante, necessário e essencial, mas que precisa ser discutido conforme a lei e com responsabilidade. Precisa ser debatido, afinal as políticas públicas não podem partir só do gestor, mas precisam ser dialogadas e construídas junto com os representantes da sociedade. Nos próximos dias, teremos os desdobramentos deste projeto”, pontuou Marlon Botão.