São Luís precisa ser uma cidade planejada. É o que afirma o vereador Marlon Botão (PSB), autor de dois requerimentos onde solicita à Prefeitura de São Luís, a instalação de mais ciclovias em São Luís. O primeiro trecho indo da Estiva ao São Cristóvão, e o segundo, da Vila Collier até o Aterro do Bacanga.
Ao enfatizar que o crescimento desordenado da capital maranhense pode ser fator de ampliação das desigualdades sociais, Marlon Botão afirma que ampliar o número de ciclovias em São Luís significa garantir maior qualidade de vida para a população.
“Sabemos que nossa cidade foi sendo construída de um jeito que prioriza veículos em detrimento de pedestres e ciclistas, e nós precisamos começar a mudar isso agora, para criar um ambiente saudável e fluido para todos. Com isso, certamente, também aquecemos as atividades econômicas que dependem muito da boa trafegabilidade das nossas vias, argumentou Marlon Botão.
O vereador acentuou que nas últimas décadas São Luís passou por uma expansão desordenada, “sem qualquer planejamento, beneficiando a pequena parcela mais abonada da cidade em detrimento da classe trabalhadora, dos menos favorecidos que nunca, ou quase nunca, são considerados nas tomadas de decisões”, opinou Marlon Botão.
Na opinião do vereador, a mobilidade urbana deve ser uma política pública prioritária no planejamento da cidade. “Nós precisamos pensar a cidade de um modo mais amplo e dinâmico, para que ela beneficie o motorista, o pedestre, o ciclista, ou seja, a população em geral. Dinamizar a locomoção das pessoas nos nossos espaços urbanos interfere no bem-estar da população e também aquece as atividades econômicas”.
Construir o futuro agora
Ainda de acordo com Marlon Botão, não é mais possível permitir que São Luís cresça sem planejamento. “O que todos nós, enquanto parlamentares, enquanto representantes do povo, temos que ter em mente, é que não há mais espaço para a falta de planejamento. Todas as nossas ações para a cidade de São Luís precisam ser pensadas levando em consideração o impacto sobre a população e o meio ambiente. Temos que começar a construir o futuro da nossa cidade desde agora. É assim que caminharemos para aplacar as desigualdades sociais. O progresso de uma cidade, no meu modo de ver, só é válido se não esquecer o bem-estar da sua população”.
Conversa com o Executivo
Apesar de os requerimentos ainda não terem sido votados, devido aos impedimentos impostos pela pandemia do novo coronavírus, o vereador Marlon Botão informou que já levou as propostas ao conhecimento do prefeito Eduardo Braide (Podemos).
“Estamos sempre em diálogo com o prefeito, apresentando as nossas propostas, e felizmente o retorno tem sido bastante positivo. Já conseguimos, com essas articulações, muitos benefícios para a população de São Luís. Estou confiante de que esses requerimentos, para presentear São Luís com mais ciclovias e trafegabilidade, também serão bem recebidos. Com isso, quem ganha é a população. Ganhamos todos nós que queremos começar a construir o futuro de São Luís desde agora”, finalizou.