Parlamentar destaca atuação imparcial da Comissão de Orçamento e pede urgência para aprovação de projeto que corrige teto salarial dos auditores e controladores estatutários.
Texto: Acsa Serafim
Na sessão desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Octávio Soeiro (PSB) utilizou a tribuna para tratar de dois temas centrais: a condução dos trabalhos na Comissão de Orçamento, presidida por ele, e a defesa de um projeto que busca corrigir a defasagem salarial dos controladores e auditores municipais.
Ao iniciar o discurso, Soeiro enfatizou o compromisso da Comissão de Orçamento com a seriedade e a transparência no tratamento das demandas financeiras do município, destacando o volume expressivo de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Recebemos mais de 90 emendas, o que requer um trabalho ainda mais robusto e detalhado por parte do relator, para garantir que os resultados apresentados respeitem a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Constituição Federal e contribuam para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda o papel da comissão em promover análises técnicas aprofundadas, com foco na educação, saúde e outras áreas estratégicas. No discurso, Octávio Soeiro reforçou que o processo exige tempo e responsabilidade para que o relatório final seja justo e atenda às necessidades de São Luís.
Em seguida, o vereador pediu urgência na aprovação de um projeto em pauta que visa corrigir o teto salarial de auditores e controladores municipais. Para o vereador, a medida é um reconhecimento necessário à categoria, que desempenha papel fundamental na fiscalização e no planejamento das contas públicas.
“Sem esses servidores, não se faz gestão nem planejamento. São eles que, de forma técnica, garantem a responsabilidade fiscal do município. Como vereador, seria injusto não reconhecer a importância do trabalho que realizam diariamente”, pontuou. O parlamentar também elogiou os resultados conquistados pela gestão atual, em parte atribuídos ao trabalho dos controladores.