A sensação de insegurança vivida pelos moradores dos bairros Liberdade, Camboa e Fé em Deus chegou ao conhecimento da Câmara Municipal de São Luís. Por iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD) foi aprovada indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) para que o Estado adquira e a Secretaria de Segurança instale câmeras de videomonitoramento nas principais avenidas dos bairros. O presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), irá encaminhar a sugestão ao governador nos próximos dias.
Em 2012, o Estado inaugurou um sistema de videomonitoramento na avenida Litorânea e a Prefeitura acompanhou a iniciativa, instalando um similar nas ruas e praças da Praia Grande, no Centro Histórico da capital.
Os dois sistemas, enquanto funcionaram, inibiram, em grande parte, a ação de meliantes, em razão das detenções, em flagrante, ou não, pelas polícias civil e militar e por agentes da Guarda Municipal. Hoje, nem o Estado, nem a Prefeitura dispõem mais desses sistemas e os criminosos voltaram a agir com as mesmas facilidades de antes.
Ao defender a indicação, Cézar Bombeiro argumentou que essa tecnologia permite interação direta da população com o centro de comando da polícia do Estado, inclusive com informes sobre delitos que estejam ocorrendo nos locais onde as câmeras estiverem instaladas. Ele frisou que garantir segurança pública é uma das principais iniciativas que o Estado pode lançar mão para melhorar a qualidade de vida da população.
O vereador informou aos colegas que vários moradores daqueles bairros o procuraram para relatar o estado de insegurança em que vivem, em razão da precariedade do serviço prestado naquelas áreas pelo sistema de segurança do Estado. Depois de exporem a situação, os denunciantes pediram ao vereador que interviesse junto à Secretaria de Segurança em busca de medidas capazes de diminuir a ação dos criminosos e ainda sugeriram a implantação de câmaras de videomonitoramento nas principais vias de acesso àqueles bairros.