O vereador Ricardo Diniz (DEM) participou, esta semana, de uma live solidária, no Instagram do advogado Sérgio Muniz. A transmissão ao vivo teve como objetivo conseguir doações para a Creche Catulinho, situada no bairro São Francisco, a fim de ajudar, não somente às crianças, como também, àqueles que carecem de alimento, através da preparação de uma feijoada.
Os temas debatidos, foram as consequências do adiamento das eleições de 2020 e da unificação das eleições em 2022, em virtude do atual cenário mundial, que registra estado de emergência na saúde pública. Durante a live, os envolvidos apontaram os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a política brasileira.
Ricardo Diniz posicionou-se a favor do adiamento das eleições, este ano. Para ele, a prioridade é a segurança da população. Levou em conta, inclusive, que grande parte dos políticos têm mais de 60 anos, ou seja, fazem parte do grupo de risco do Coronavírus. Além disso, argumentou sobre a falta de estrutura tecnológica para atender a todos, visto que, muitos eleitores, enfrentam dificuldades até mesmo para deslocar-se até a sua zona eleitoral, bem como, não possuem acesso à internet de qualidade para uma possível votação virtual.
Já o advogado Sérgio Muniz, deu um parecer favorável à postergação das eleições, pois, para ele, embora seja interessante a sugestão de realizar uma votação on-line, por meio da internet banda larga com reconhecimento facial, há um curto espaço de tempo para tornar essa medida eficaz, tendo em vista o calendário eleitoral, que coloca as eleições para o dia quatro de outubro.
Tanto o vereador, quanto o advogado, entendem que é necessária uma discussão, envolvendo todos os políticos do Brasil, sobre o adiamento e a unificação das eleições. Assim, as diversas opiniões serão ouvidas, refletindo em uma decisão embasada e amplificada.