Uma indicação protocolada, nesta terça-feira (19), pelo vereador Pavão Filho na Câmara Municipal de São Luís sugere que o Socorrinho do Cohatrac seja transformado em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte III. Atualmente a unidade de saúde funciona como UPA de porte II.
As UPAs de porte III têm a capacidade média de atendimento de 350 pacientes por dia, atingindo uma área de 200 mil a 300 mil habitantes.
Segundo Pavão, a mudança vai possibilitar que o centro mude de 12 para 25 leitos de observação. “A ampliação vai atender os bairros que fazem parte da região Cohab/Cohatrac. Pelo menos 300 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação desse modelo de UPA”, destacou.
No documento, o parlamentar também sugere que a unidade de saúde ofereça equipe de enfermeiros, clínica médica, pediatra, fisioterapeutas, técnicos em radiologia, assistente social e médico intensivista.
A transformação do Socorrinho em UPA será feita por meio de uma parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.
Após ser apreciada pelos vereadores a indicação de Pavão Filho foi enviada para a Secretaria de Estadual de Saúde e departamento de deliberação da Secretaria Municipal de Saúde.