A questão ambiental motivou a criação da proposição pela vereadora Karla Sarney
A Câmara Municipal de São Luís encaminhou para providências a Indicação nº 406/21 que solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberação de espaço localizado na BR-135 para construção de Ponto Limpo pela Prefeitura de São Luís. A proposição foi elaborada pela 4ª secretária da Mesa Diretora da Casa Legislativa, vereadora Karla Sarney (PSD).
Por meio da proposição, a parlamentar pediu ao superintendente regional do órgão federal no Maranhão que fosse autorizada liberação de espaço localizado na Avenida dos Portugueses, mais precisamente na altura da entrada do bairro Fumacê e ao lado do campo de futebol, para instalação de um Ponto Limpo pelo Executivo Municipal.
A vereadora social democrata explicou que uma das motivações que teve para elaborar a Indicação nº 406/21 foi a questão ambiental. Segundo Karla Sarney, o local atualmente é utilizado para descarte irregular de resíduos e, por meio da proposição, a parlamentar pretende modificar esta realidade.
“O local situado na Avenida dos Portugueses é um ponto de descarte irregular de lixo e está se transformando em lixão. Como sou bastante preocupada com a questão ambiental, entrei em contato com a Secretaria de Obras e Serviços, por meio do David Col Debella, e com o Comitê Gestor de Limpeza, por meio do Joabson Júnior, e requeri a transformação daquele local em um Ponto Limpo”, explicou Karla Sarney.
O fato de o espaço estar localizado em uma rodovia federal também demandou a criação da Indicação encaminhada ao DNIT. “Por ser um acostamento federal, solicitei ao DNIT autorização para a liberação do espaço. Assim, a Prefeitura de São Luís poderá atuar sem problema. Fiz algumas reuniões e já há o compromisso de cessão do espaço. Estamos trabalhando para que essa obra seja feita o mais rápido possível, pois é uma demanda da comunidade”, assinalou Karla Sarney.
Ponto Limpo – Segundo o site do Comitê Gestor de Limpeza Urbano (CGLU) da Prefeitura de São Luís, a instalação de Ponto Limpo visa revitalizar espaços antes utilizados como ponto de descarte incorreto de resíduos sólidos com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida para a população ludovicense.