Vereadora pede criação de
Centro de Hemodiálise
Pessoas passam dificuldade para realizar o processo de hemodiálise no Maranhão. Quilômetros separam os pacientes de diversos municípios das clínicas em São Luís.
Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do sangue no corpo humano. O órgão reabsorve várias substâncias úteis no organismo. Eles são únicos órgãos que podem ser substituídos por uma máquina, que filtra o sangue de pessoas com problemas renais, dando a elas uma oportunidade viver normalmente.
A Câmara Municipal de São Luís aprovou uma proposta da vereadora Bárbara Soeiro (PSC) que prevê a criação do Centro de Hemodiálise em São Luís. A unidade vai atender pessoas na capital, com possíveis criação de núcleos em cidades estratégicas do interior.
Segundo a parlamentar, o objetivo do requerimento vai trazer dignidade e oportunidade de vida para pessoas que vivem com problemas nos rins. “O atendimento vai aumentar consideravelmente com a implantação do Centro de Hemodiálise. Os executivos Municipal e Estadual devem formar uma parceria para prestar esse serviço”, destacou.
O requerimento foi enviado para a Prefeitura de São Luís para realizar estudos técnicos com objetivo de construir o Centro de Hemodiálise. Uma indicação também será enviada ao Governo do Estado para que o serviço seja estendido para o interior do Maranhão.
Texto: Da Assessoria do Vereadora