Março Lilás chama atenção para a prevenção do câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero do útero ainda é a quarta causa de morte entre as mulheres afirma o Instituto Nacional de Câncer. Por isso, a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) e a co-vereadora Eunice Tchê, do Coletivo Nós (PT) pontuam questões importantes sobre a campanha nacional do Março Lilás atua, anualmente, no combate e prevenção da doença.
A vereadora Rosana da Saúde, por exemplo, aponta que a prevenção é o ponto central para diminuir o número de casos. Ela defende o papel das vacinas contra o HPV, vírus responsável pela doença, disponível para as meninas de 9 a 14 anos nos postos de saúde. Exames de rotina também são outro fator de interesse relata a parlamentar.
“Não podemos esquecer de sempre estar em dia com os exames preventivos como o Papanicolau, que todas as mulheres devem realizar periodicamente. O câncer de colo de útero é uma doença com desenvolvimento lento, podendo não apresentar sintomas em sua fase inicial. Aí reside o grande desafio: diagnosticá-la de forma precoce, aumentando assim, as chances de cura”, pontua.
Atuação de Estados e Municípios – Eunice Tchê, co-vereadora do Coletivo Nós (PT), defende que além da engajamento social, é necessário que estados e municípios abracem cada vez mais a campanha.
“Faz-se necessário que os órgãos públicos de saúde dos municípios e do estado, assim como os OPMS – Organismos de Políticas para Mulheres realizem o monitoramento constante desses dados e, principalmente, que toda a sociedade ajude a cuidar da saúde das mulheres, motivando-as a realizarem seus exames de forma regular”, avalia.
A parlamentar destaca a atuação do Maranhão nesse sentido, mas defende uma atuação mais efetiva por parte da Prefeitura. Eunice conclui afirmando que campanhas e ações dessa natureza, além de atuarem na a conscientização e proteção à saúde da mulher, reafirmam sua importância e seu valor.