A implementação dessas iniciativas vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população
Texto: Ascom
Em meio aos desafios enfrentados pela saúde pública em São Luís, vereadores da Câmara Municipal têm se destacado ao apresentar propostas abrangentes para melhoria no sistema de saúde da capital. Dentre as iniciativas, destacam-se a implantação de novos serviços, a utilização de ferramentas para monitorar a qualidade do ar, criação de espaços para acolhimento psicológico a estudantes e a construção de novas unidades de saúde.
A construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro da Matinha, zona rural de São Luís, foi base de proposta do Coletivo Nós (PT). O co-vereador Jhonatan Soares destacou a necessidade de expandir a infraestrutura de saúde na cidade. “Investir na construção de novas unidades é fundamental para garantir um atendimento eficiente e abrangente, garantindo que as comunidades tenham atendimento em suas regiões”, frisou. O pedido foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Também focando a construção de novas unidades, a vereadora Silvana Noely (PRD) encaminhou pedido às secretarias de Governo do Maranhão (Segov) e de Estado da Saúde (SES), para que realizem estudo de viabilidade com fins à construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) veterinária na capital.
O vereador Octávio Soeiro (Podemos) solicitou que seja viabilizada a implantação de serviços pré-natal odontológico para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal.
Em outro pedido, o parlamentar solicitou a implantação de espaços de escuta e acolhimento nas escolas municipais. Esses ambientes seriam destinados a alunos e funcionários que apresentem sinais sugestivos de sofrimento psíquico.
“Estes serviços vão atender às demandas crescentes da população. Entendemos a importância de oferecer qualidade, com foco na prevenção e no atendimento primário. Nossa proposta é fortalecer a base do sistema de saúde, proporcionando um atendimento mais eficaz”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Marlon Botão (PSB) encaminhou solicitação para que seja realizado estudo de viabilidade a fim de instalar uma estação automática de monitoramento da qualidade ar na região Itaqui-Bacanga. Ele destacou a relação direta entre a poluição do ar e problemas de saúde, a exemplo dos respiratórios, defendendo a necessidade de medidas preventivas.
“Ao monitorarmos a qualidade do ar, podemos agir proativamente para reduzir os riscos à saúde da população”, afirmou. O pedido foi enviado à Semus e à Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental.