As solicitações visam dar mais segurança os motoristas e pedestres da capital
Melhorias no trânsito da capital, a exemplo de sinalização, ampliação de vias, reforço nas linhas de coletivos e construção de paradas estão entre as propostas apresentadas na Câmara Municipal de São Luís. Vereadores sugerem iniciativas para melhorar o trânsito e o serviço de transporte público.
As proposições tratam ainda da segurança de condutores e pedestres, além de reforçarem a garantia de um transporte público com mais qualidade para os usuários. Os requerimentos e indicações dos parlamentares foram apresentadas na casa legislativa e encaminhadas aos órgãos de competência.
O vereador Domingos Paz (Podemos) apresentou requerimento solicitando um abrigo com acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A estrutura deverá ser instalada no ponto de ônibus da Avenida do Contorno, próximo ao portão lateral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em frente à entrada do bairro Sá Viana. “Este abrigo atenderá aos moradores dos bairros Jambeiro, Sá Viana e quem frequenta a UFMA. Atualmente, as pessoas ficam expostas às condições climáticas de sol e chuva, em extremo desconforto”, justificou o parlamentar. A propostas foi encaminhada ainda à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
O aumento da linha de ônibus que faz o trajeto Bom Jardim / Terminal da Cohab, para atender melhor a população foi o foco de requerimento do vereador Andrey Monteiro (Republicanos).
Em outro requerimento, Andrey Monteiro solicitou providências quanto à falta de manutenção dos elevadores para cadeirantes, em ônibus de São Luís. “É importante que seja feita a manutenção destes equipamentos e também, sabermos com que frequência eles recebem essas melhorias preventivas”, pontuou.
A vereadora Silvana Noely (PTB) apresentou indicação solicitando reforma e ampliação do ponto final de ônibus do Cohatrac IV. O texto contempla a construção de banheiros e quiosques no local. O pedido foi encaminhado também à Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
A vereadora Concita Pinto (PCdoB) solicitou à Prefeitura de São Luís a prorrogação e parcelamento das multas de trânsito que sejam de sua competência. “Isso, por conta da crise econômica, proveniente da pandemia da Covid-19, compreendemos que estas medidas devem ser tomadas e sabemos que tais atos são de competência e discricionariedade do poder executivo. Contudo, na função de vereadora, não posso me eximir de zelar pelos interesses da população, por isso, nosso pedido”, explicou a parlamentar.
A solicitação de Concita Pinto se baseia na Resolução n.º 697/2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e no Artigo. 24, VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).