Os pedidos contribuem para a segurança das pessoas
Os bairros Alemanha, Bom Jesus e Pedrinhas estão contemplados em propostas apresentadas na Câmara Municipal de São Luís que solicitam podas em árvores nestas áreas. As proposições foram enviadas à Prefeitura de São Luís e para a empresa Equatorial, concessionária de energia da capital.
Em requerimento, o vereador Antônio Garcez (sem partido) solicitou poda de árvores em praça do bairro Alemanha. O pedido, encaminhado ao Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), requer o serviço em toda a área da praça.
“A poda vai garantir uma melhor estética e segurança para a praça, pois, hoje, os galhos estão cobrindo até as luminárias do local. Uma situação que pode trazer risco de assalto para os moradores da área e frequentadores. É preciso que uma solução seja dada, com brevidade”, ressaltou Garcez.
Moradores do bairro Bom Jesus foram atendidos a partir de pedido da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), solicitando providências para retirada de uma árvore na Segunda Travessa São Cristóvão, Quadra 11, no bairro. O problema representava risco às residências e fiação de energia que passa no local.
“Fui chamada pela comunidade do Bom Jesus para ver a situação dessa árvore que apresentava riscos de queda sobre muros das residências e da fiação de energia. Prontamente, protocolamos um requerimento que, graças a Deus, foi atendido pelos órgãos competentes. A retirada dessa árvore vai trazer mais segurança a todos os moradores, pois agora, eles poderão ficar mais tranquilos em saber que não haverá mais esse risco de queda. A segurança sempre em primeiro lugar”, ressaltou a Rosana da Saúde.
Em outra indicação, a vereadora solicita que seja realizada a poda das árvores na Rua Cacique, bairro Pedrinhas. No documento, a parlamentar alertou para o risco de queda dos galhos sobre a fiação de energia que passa no local.
“Esse nosso pedido é um atendimento à demanda dos moradores, tendo em visto que, em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que os galhos das árvores interfiram na rede elétrica. Isso pode danificar a fiação e causar algum incidente”, pontuou a vereadora. Por se tratar de risco iminente à rede elétrica, o pedido foi encaminhado ao grupo Equatorial, solicitando providências.
Serviço
Em situações que requeiram poda, corte, aparo ou outro serviço envolvendo árvores, capim, grama e vegetação em geral e, espaços públicos, o Impur pode ser acionado.
O órgão municipal realiza roçagem de grama, plantio e poda ou retirada de árvores que estejam condenadas ou oferecendo risco à população e ao ambiente. Sendo em áreas privadas, o serviço não cabe ao Impur e sim, ao proprietário da área.
Caso a árvore esteja atrelada à fiação elétrica, o serviço deve ser solicitado à empresa concessionária de energia, no caso da capital, à Equatorial. Nesta situação, é necessário fazer o desligamento da rede elétrica. A empresa pode ser acionada pelo 116.